Na tarde deste sábado, 5 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou, no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), a cerimônia de emissão da zerésima do Sistema de Totalização de Votos (SISTOT). A solenidade marcou um passo fundamental para garantir a transparência e segurança do processo eleitoral.
A zerésima de totalização, emitida antes do início da votação, comprova que o sistema está zerado, pronto para receber os resultados que serão transmitidos pelas urnas eletrônicas após o encerramento da votação no domingo, 6 de outubro. Esse procedimento é essencial para garantir a lisura do processo e a confiabilidade do SISTOT, o sistema que consolida os resultados das seções eleitorais.
Participaram da cerimônia o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto; a Vice-Presidente e Corregedora Eleitoral, Desembargadora Waldirene Cordeiro; os Juízes da 1ª e 9ª Zonas Eleitorais, Fábio Farias e Alesson Braz, respectivamente; o Promotor Teotônio Vilela; o Superintendente da Polícia Federal, Carlos Sanches; o Major Rogério, representando a Polícia Militar; além de membros da imprensa local.
“Hoje, com a emissão da zerésima do Sistema de Totalização de Votos, reafirmamos o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a segurança do processo eleitoral. A Justiça Eleitoral não mede esforços para assegurar a legitimidade do pleito e a participação de cada cidadão é essencial para fortalecermos juntos nossa democracia”, enfatizou o Desembargador Júnior Alberto.