A Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) instaurou uma Notícia de Fato Criminal para monitorar as investigações de uma operação conduzida pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar. A ação ocorreu na última segunda-feira (21), em Plácido de Castro, resultando na morte de quatro suspeitos.
De acordo com informações divulgadas pela imprensa, um grupo armado teria invadido uma fazenda na região, fazendo uma família refém. Durante o assalto, os criminosos forçaram a vítima a transferir R$ 18 mil. Após o crime, os suspeitos tentaram fugir em direção à Bolívia, mas foram interceptados pela polícia. Houve troca de tiros, resultando na morte de três indivíduos no local, enquanto o quinto suspeito morreu após ser encontrado ferido.
A Promotoria de Justiça solicitou o apoio do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) para localizar possíveis testemunhas e verificar a presença de câmeras de monitoramento na área onde os fatos ocorreram. O objetivo do procedimento é garantir uma investigação rigorosa e assegurar a responsabilização em casos de possíveis abusos de autoridade.
Na manhã de terça-feira (22), o único suspeito sobrevivente de um confronto com policiais foi preso em uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, em Plácido de Castro, no interior do Acre.