O Acre tem 612.448 eleitores aptos a ir às urnas para escolher os novos vereadores e prefeitos, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno das eleições acontece neste domingo (6) e ocorre das 6h às 15h em todo o estado.
O Acre tem 64 candidatos ao cargo de prefeito e 2.156 ao de vereador. Segundo o levantamento, houve uma redução no número de candidatos em relação ao pleito de 2020.
Para descobrir em qual local deve comparecer para votar, o eleitor deve fazer uma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clicar no menu “Serviços eleitorais”, na barra superior da página.
Depois, acesse “Local de votação/zonas eleitorais” e, em seguida, consulte onde votar. Preencha os campos com o nome ou o número do título de eleitor ou CPF, a data de nascimento, o nome da mãe e clique em “Entrar”
O título de eleitor não é o único documento que permite ao eleitor escolher seus candidatos. Segundo TSE, caso não esteja com o título em mãos, é possível votar com um documento que tenha foto.
Caso o eleitor precise consultar número do título, é necessário saber o nome completo, data de nascimento e nome da mãe do eleitor. Com as informações em mãos, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos na hora do voto:
- • e-Título (título de eleitor em meio digital) precisava ter baixado o app até o dia 5/09. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
- • Identidade social;
- • Carteira de identidade (RG);
- • Passaporte;
- • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- • Carteira de trabalho;
- • Certificado de reservista;
- • Carteira nacional de habilitação.
Certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.
No dia da eleição, fica expressamente proibido:
- • Porte de armamento a menos de 100 metros da seção eleitoral, mesmo que a pessoa tenha porte legal de armas ou licença estatal. Só será permitido aos integrantes das forças de segurança quando autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral competente;
- • Levar para a urna aparelho celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro dispositivo que possa comprometer o sigilo do voto. Os mesários podem reter os equipamentos enquanto o eleitor estiver votando;
- • Qualquer tipo de manifestação coletiva, com roupas padronizadas, bandeiras, broches e adesivos, em apoio a um candidato ou partido político;
- • Fazer publicação de novos conteúdos ou impulsionamento de propagandas digitais na internet, bem como o uso de alto-falantes, a realização de comícios e carreatas, a propaganda de boca de urna e a divulgação de material de campanha. Tudo isso caracteriza crime;
- • Que servidores da Justiça Eleitoral, mesários e fiscais partidários usem roupas ou objetos com propaganda de partido político, coligação ou candidato.
Transporte
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), através de uma parceria com a Prefeitura de Rio Branco, vai garantir o transporte de mesários e colaboradores que atuarão nas Eleições Municipais de 2024 e de eleitores com circulação dos ônibus a partir das 3h na capital acreana. Esse transporte será gratuito até às 15h30.
Além de Rio Branco, eleitores de Porto Acre e Bujari, que compõem a 1ª e 9ª Zonas Eleitorais, também terão transporte gratuito.
Eleição no Acre
Segundo o TSE, poderão votar 612.448 pessoas, um número 9,1% superior ao de 2020, que foi 561.261. Os dados levam em conta a declaração dos eleitores sobre seu gênero ao se inscrever ou atualizar o cadastro na Justiça Eleitoral.
Ainda segundo o balanço, Rio Branco é a cidade com maior número de pessoas aptas a votar, um total de 271.518, seguida por Cruzeiro do Sul, com 62.645, e Sena Madureira, com 30.666.
Pela regra geral, apenas a capital Rio Branco pode ter segundo turno por ter mais de 200 mil eleitores.
As informações apresentadas são usadas pela Justiça Eleitoral para organizar a eleição – por exemplo, para a distribuição das urnas e das equipes que vão atuar no dia da votação.
Quem não comparecer ao local de votação precisa justificar a ausência. O prazo para justificar é até 60 dias depois da votação.
Prédios públicos
Escolas, secretarias, colégios, unidades de saúde e outros órgãos públicos, onde existem seções eleitorais, fecharam nesta sexta-feira (4) para instalação das urnas eletrônicas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).
A lista completa dos prédios públicos que funcionam como seções eleitorais pode ser conferida aqui. Os atendimentos retornam normalmente na segunda-feira (7).
Fonte: G1 Acre