O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, concluiu no sábado, 7, a operação de limpeza do Rio Acre, que retirou mais de 600 toneladas de entulhos e 800 pneus.

Iniciada em 24 de setembro, a ação mobilizou uma equipe de dez trabalhadores e equipamentos como caçambas, escavadeira e barco de apoio. Em alguns casos, foi necessário que os trabalhadores mergulhassem para retirar materiais submersos.

“A limpeza do Rio Acre demonstra nosso compromisso com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população. Foi um trabalho árduo, mas necessário, e nossos trabalhadores mostraram grande dedicação para garantir esse resultado”, afirmou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

A operação fez parte da campanha Limpa Rio Acre: Salvando Nossas Águas, que visou remover mais de 200 toneladas de lixo das margens, começando no bairro Base e seguindo até a Quarta Ponte, passando por locais como a Gameleira e o Mercado Elias Mansour.

A iniciativa buscou conscientizar a população sobre a importância de manter o rio limpo e evitar problemas durante as cheias, além de preservar o abastecimento de água e a vida aquática.