O Governo de Marrocos anunciou que não vai cobrar o imposto geral na importação de carne bovina e ovina do Brasil. A decisão permite que 20 mil toneladas desses produtos entrem no país sem o imposto sobre o valor agregado (IVA). A medida foi divulgada pelos Ministérios da Economia, Agricultura e Indústria de Marrocos nesta sexta-feira (18).
A medida tem o intuito de facilitar o acesso dos produtos brasileiros ao mercado marroquino e aumentar as exportações. Com a isenção do IVA, os produtos brasileiros se tornam mais competitivos, o que pode resultar em vendas mais altas e maior rentabilidade para o setor.
Além disso, a abertura de novos mercados contribui para a diversificação das opções de venda para o Brasil.
O acordo foi fechado pelo Ministério da Agricultura (Mapa) após uma missão oficial do Brasil em abril deste ano.
O ofício marroquino, ao qual a CNN teve acesso, explica que a isenção vai facilitar a entrada de carne brasileira no mercado de Marrocos. A nova regulamentação também permite a importação de até 120 mil bovinos e 100 mil ovinos sem o IVA, mas os importadores ainda terão que pagar outros impostos.
De acordo com o Mapa, o Marrocos se juntou a 60 países que abriram seus mercados para produtos agropecuários do Brasil desde o ano passado. Em 2023, Marrocos foi o quarto maior destino das exportações brasileiras para a África, com um total de 1,23 bilhão de dólares em vendas. O comércio entre os dois países alcançou 2,65 bilhões de dólares.
Nesta quinta-feira (17) o governo brasileiro também informou da abertura do mercado no Catar para a exportação de carne de caprinos e ovinos do Brasil, após a aprovação de um Certificado Sanitário Internacional.
De janeiro a setembro deste ano, o Brasil exportou cerca de 200 milhões de dólares em produtos agropecuários para o Catar, sendo 90% desse valor provenientes de proteínas animais, como aves e bovinos.
Ainda de acordo com a pasta, com os novos anúncios, o agronegócio brasileiro já alcançou sua 182ª abertura de mercado neste ano, totalizando 260 aberturas em 61 destinos desde o início de 2023.