Ícone do site Ecos da Noticia

Goleadas, desempate inusitado e polêmicas: veja curiosidades de Brasil x Peru

Ruidiaz usa a mão para marcar o gol do Peru contra o Brasil • Jim Rogash / AFP

Brasil e Peru se encontram nesta terça-feira (15), em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O confronto acontecerá no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 21h45 (horário de Brasília). As equipes já protagonizaram momentos marcantes e curiosos no futebol mundial.


Histórico de confrontos

Brasil tem ampla vantagem nos confrontos diretos com o Peru, com 37 vitórias, 5 derrotas e 9 empates. Ao longo dos anos, as partidas entre os dois times ficaram marcadas por episódios curiosos e inesquecíveis.


Desempate na ‘moedinha’

Um dos momentos mais inusitados aconteceu na semifinal da Copa América de 1975. Após empatar no placar agregado (3 a 1 para o Brasil em Belo Horizonte e 2 a 0 para o Peru em Lima), o jogo foi decidido de forma curiosa: no “cara ou coroa”. Sem critério de desempate como pênaltis ou prorrogação, o árbitro chamou os capitães dos times para lançar a moeda, e o Peru se classificou para a final, onde conquistou o título sobre a Colômbia.


As maiores goleadas

Entre as maiores goleadas da história entre as seleções, destacam-se duas vitórias brasileiras: 7 a 1 em 1949, pelo Sul-Americano, em São Januário, e 7 a 0 em 1997, pela Copa América, na Bolívia.


No jogo de 1949, o Brasil garantiu o tricampeonato sul-americano com gols de Arce (contra), Augusto, Jair Rosa Pinto (dois), Simão, Ademir Menezes e Orlando. Já em 1997, a vitória foi construída com gols de Denílson, Flávio Conceição, Romário (dois), Leonardo (dois) e Djalminha.


Eliminação polêmica em 2016

Outro capítulo curioso foi na Copa América Centenário de 2016. As seleções estavam no mesmo grupo, e o Peru eliminou o Brasil ao vencer por 1 a 0, em uma partida marcada por um gol irregular de Ruidíaz, que usou a mão para marcar.


 


Sair da versão mobile