Ícone do site Ecos da Noticia

Furacão Milton mais que dobrou de tamanho em menos de 24 h

magens da ISS mostram o olho do furacão Milton • NASA / CSU/CIRA & NOAA

O furacão Milton é uma tempestade de grande intensidade e seus ventos seguem aumentando, de acordo com os dados mais recentes do Centro Nacional de Furacões dos EUA.


Os ventos com força de tempestade tropical de Milton se estendem no momento por 402 quilômetros a partir de seu centro, especialmente no lado norte. Esses mesmos ventos se estendiam por aproximadamente 169 quilômetros do centro no início da tarde de terça-feira (8).


A área afetada pelos ventos pode aumentar ainda mais antes e depois da chegada do furacão ao continente, trazendo prejuízos para grande parte do estado da Flórida.


Rajadas de vento com força de tempestade tropical já foram registradas ao longo de partes da costa oeste do estado, desde o norte da área da Baía de Tampa até Keys.


Intensificação rápida quase sem precedentes

O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.


Atualmente, ele está na categoria 4 e teve rota atualizada, podendo chegar à Flórida às 23h desta quarta-feira (9), no horário local.


Ele deve crescer em tamanho, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma área muito maior.


O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.


Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.


As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.


 


Sair da versão mobile