O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, avançou na operação de limpeza no Rio Acre, que já retirou mais de 600 toneladas de entulhos e 800 pneus. A ação, que começou na terça-feira, 24, teve como destaque o empenho dos trabalhadores, que em algumas situações precisaram mergulhar para resgatar pneus submersos.
“Em apenas nove dias, conseguimos retirar mais de 600 toneladas de entulhos do Rio Acre e mais de 800 pneus. Muitos deles estavam submersos, exigindo que nossa equipe mergulhasse para retirá-los. O trabalho do Deracre vai continuar para garantir a limpeza e o fluxo das águas do Rio Acre”, afirmou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.
A operação conta com uma estrutura que inclui três caçambas, uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira, um barco de apoio e um caminhão prancha, além de uma equipe de dez trabalhadores dedicados a remover os resíduos.
Aproveitando o período de seca do rio, o governo do Acre lançou a campanha “Limpa Rio Acre: salvando nossas águas”, com o objetivo de remover mais de 200 toneladas de lixo das margens do rio. A ação teve início no bairro Base e se estenderá até a Quarta Ponte, passando por pontos estratégicos como a Gameleira e o Mercado Elias Mansour.