O Botafogo venceu o Athletico-PR por 1 a 0 neste sábado (5) em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na Ligga Arena, em Curitiba, Igor Jesus abriu o placar para os visitantes logo aos 14 minutos de jogo.
Com esse resultado, o Botafogo chegou a 60 pontos, mantendo a liderança do Brasileirão sem depender de outros resultados. Mas não parou por aí. O Glorioso viu também sua vantagem no topo da tabela aumentar, já que o Palmeiras, vice-líder, empatou com o Red Bull Bragantino também neste sábado, e o Fortaleza, terceiro colocado, perdeu para o Grêmio na sexta-feira (4). Assim, o Botafogo tem três pontos a mais que o Alviverde, que soma 57, e cinco a mais que o Leão do Pici, que tem 55.
Já o Furacão se complicou na tabela. A equipe de Lucho González chegou a nove jogos sem vencer no Brasileirão, estacionou nos 31 pontos, na 15ª posição, a apenas dois pontos do Vitória, primeiro time na zona de rebaixamento.
O jogo
Primeiro tempo
O Athletico-PR teve a primeira chance do jogo, com Mastriani, aos sete minutos, mas o Botafogo foi melhor na primeira etapa, criando as melhores oportunidades de gol.
Não à toa, saiu na frente aos 14 minutos, quando Savarino encontrou Igor Jesus, que abriu o placar batendo na saída do goleiro Mycael.
Aos 25, o Botafogo quase ampliou em uma bobeada do goleiro adversário. Mycael se atrapalhou e entregou a bola para Igor Jesus, que acabou não conseguindo aproveitar.
O Furacão não abdicou de atacar, mas quando se lançava à frente, via o Botafogo aproveitar os contra-ataques. Foi assim que o Glorioso quase ampliou.
Mastriani foi lançado na área, mas acabou travado. Na cobrança de escanteio que seguiu o lance, o Botafogo recuperou a bola e conseguiu um contra-ataque rápido com Savarino, que tocou para Luiz Henrique, mas o atacante acabou chutando para fora.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Botafogo colocou Mycael para trabalhar logo aos cinco minutos de jogo. Luiz Henrique recebeu sozinho na área e chutou, parando no goleiro do Athletico-PR. Logo depois, Savarino arriscou da entrada da área e Mycael espalmou.
Apesar de ter começado pressionado, o Furacão conseguiu sair mais para o jogo a partir dos 20 minutos e conseguiu boas chances com Kaíque, de cabeça, João Cruz, com chute de fora da área, e com Mastriani também arriscando de fora da área e obrigando John a fazer a defesa.
O Botafogo respondeu com Savarino mandando uma bomba de fora da área e acertando a trave. O jogo ficou mais movimentado e pegado, com as equipes criando, mas sem chances muito claras, com o Botafogo garantindo a vitória por 1 a 0.
Quebra de tabu
A vitória na Ligga Arena também representou a quebra de um tabu. O Botafogo não vencia o Athletico-PR em Curitiba há 16 anos. A última vitória do Glorioso como visitante contra o Furacão tinha sido em 2008, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Protestos na Arena
A torcida do Athletico-PR protestou contra o momento ruim do time na reta final da partida. Alguns torcedores deixaram a Ligga Arena antes mesmo do apito final e parte da torcida pediu “Fora todo mundo” ao fim da partida.
O Furacão chegou a nove jogos sem vencer no Brasileiro com a derrota deste sábado (5), a última foi contra o Cuiabá no fim de julho. De lá para cá, a equipe também foi eliminada da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. No ano do centenário, o Athletico-PR não disputa mais nenhum título e agora briga contra o rebaixamento no Brasileirão.
Próximos jogos
O futebol brasileiro terá uma pausa na próxima semana devido à Data Fifa. Por isso, Athletico-PR e Botafogo só voltam a campo nos dias 17 e 18 de outubro.
O Furacão enfrenta o Corinthians no dia 17, uma quinta-feira, enquanto o Botafogo encara o Criciúma no dia seguinte, sexta-feira, dia 18. As duas partidas serão válidas pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Durante a pausa, porém, nem todos os jogadores do Glorioso terão descanso. A equipe tem muitos convocados nessa Data Fifa, sendo três para a Seleção Brasileira: Luiz Henrique, Igor Jesus e Alex Telles.
Além deles, o Botafogo ainda tem Savarino convocado pela Venezuela, Almada, pela Argentina, Gatito Fernández, pelo Paraguai, e Bastos, por Angola.