Tião Bocalom nega ter menosprezado engenheiros e diz não se importar com quem não quer ser contestado

O prefeito Tião Bocalom se pronunciou nesta quinta-feira, 31, sobre a polêmica após sua fala durante abertura da Semana de Engenharia da Universidade Federal do Acre (Ufac). Uma nota assinada pelo jornalista Ailton Oliveira, assessor de imprensa da prefeitura de Rio Branco, afirma que o prefeito mencionou que alguns profissionais são desatentos em relação à qualidade das obras.


Em outro trecho, a nota deixa claro que Bocalom não se importa com as “dores” de alguns atores que estão acostumados a não serem contestados.


Por fim, o assessor do prefeito afirma que o gestor não teve a intenção de menosprezar os engenheiros, mas orientou que os profissionais tenham mais dedicação aos projetos.


A confusão teve início no evento, quando Bocalom disse que já mandou obra parar por não concordar com o que estava sendo feito, cobrou mais responsabilidade e afirmou que, em alguns casos, estagiários seriam mais comprometidos que engenheiros já formados. As declarações do prefeito repercutiram negativamente e provocaram manifestações de repúdio de entidades ligadas à classe dos engenheiros.


 


Leia a nota:


 


Em relação a “Nota de Repúdio” publicada pelo CREA e entidades de classe, a qual crítica o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, quando classifica algumas obras públicas realizadas na capital acreana de má qualidade, e onde mencionou que alguns profissionais desatentos a cobrança da qualidade da obra deveriam se ater às suas funções com maior zelo, até por se tratar de recursos públicos, vale ressaltar que é visível o desperdício do dinheiro do povo em obras como, por exemplo o “Programa Ruas do Povo”, com pavimento asfáltico que não suportaram a primeira chuva; rede de esgoto fora dos padrões e incompletas, além das mais de 100 estações compactas de tratamento que nunca funcionaram. 12 creches construídas entre 2012 e 2015 que, segundo o Ministério da Educação, ficaram com mais de 800 inconsistências como vigas que estavam especificadas no projeto 40 cm X 17 cm e foram realizadas com 17cm X 11 cm e que até o momento não se conseguiu prestar contas com o Ministério, dentre outras.


O prefeito em nenhum momento menosprezou a importância dos profissionais da engenharia, por outro sim, orientou maior dedicação nos projetos e, acima de tudo, denota a preocupação em gastar bem o dinheiro público para que enfim, obras não tenham que ser refeitas onerando os cofres da municipalidade, que ao invés de gastar bem os recursos em outras obras de interesse social e coletivo, necessita de reparos, como estamos refazendo algumas construções alheias aos padrões de qualidade.


Por fim, o prefeito Tião Bocalom reitera o seu respeito a categoria e reconhece que sem esses valorosos profissionais as grandes obras, como o viaduto da Dias Martins, o viaduto da AABB, a construção do Novo Mercado dos Colonos e ainda, várias outras creches e postos de saúde entre outros, não seriam possíveis pela necessidade de realização, acompanhamento e fiscalização. Enfim, é louvável a coragem do prefeito Tião Bocalom em ser verdadeiro em suas palavras, sem se importar que doam em alguns atores acostumados a não serem contestados.


Registramos aqui o respeito do prefeito a todos os engenheiros e esperamos não ter sido mais uma vez incompreendido, dado as suas preocupações em bem fazer a coisa certa e o melhor para a nossa querida Rio Branco.


 


Ailton Oliveira
Assessoria Especial de Comunicação


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias