O voo inaugural da Azul Linhas Aéreas, que marca a retomada das operações da companhia no Acre, ocorreu nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 4 de outubro, decolando de Belo Horizonte (MG). A bordo estavam o senador Alan Rick, o governador Gladson Cameli, e outras autoridades, celebrando não apenas o retorno dos voos, mas também a nova conexão direta com Porto Velho (RO).
O senador Alan Rick destacou que essa conquista representa uma vitória para todos os acreanos. “É fruto de muito trabalho, de anos de diálogo e articulação com as companhias aéreas, a ANAC, a ABEAR, o Ministério de Portos e Aeroportos, o Ministério do Turismo e a própria Azul. Agora, o nosso estado está na rota dos principais destinos turísticos nacionais e internacionais, o que já está aquecendo o setor de turismo, pois as vendas começaram em abril. Estamos ansiosos para comemorar com o povo acreano assim que pousarmos no aeroporto de Rio Branco, onde teremos mais boas notícias a compartilhar”, declarou o senador.
O governador Gladson Cameli usou as redes sociais para celebrar o retorno da Azul ao estado, ressaltando o orgulho de ter pilotos acreanos conduzindo a aeronave. “É o que sempre falo: é uma oportunidade de dar o direito de ir e vir. Para nós, é uma honra ter dois acreanos no comando”, comentou.
Entre os passageiros estavam também o deputado federal Roberto Duarte, o secretário estadual de Turismo Marcelo Messias, o secretário da Fazenda José Amarísio Freitas, o gerente de Relações Institucionais da Azul César Grandolfo, o presidente do Conselho Estadual de Turismo Tiago Higino, e o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Rio Branco Rizomar Araújo.
O voo foi comandado por dois acreanos: o comandante Bruno Rodrigues e o primeiro oficial Sidney Cunha. Rodrigues, nascido e criado no Acre, expressou sua emoção: “É um grande orgulho acompanhar a empolgação de todos, conhecidos ou não. Nossa região é carente de oportunidades na aviação, tanto na formação de pilotos quanto na quantidade de voos. Estou muito animado com o retorno”, disse
O primeiro oficial Sidney Cunha, nascido na Cadeia Velha e atualmente residente no Paraná, também compartilhou seu orgulho de participar deste momento histórico: “É uma alegria regressar à minha terra natal, exercendo a profissão que sempre sonhei. Esse voo trará oportunidades para a nossa região”, afirmou.
Após o pouso em Rio Branco, o grupo se reunirá com outras autoridades e representantes da Vinci Airports, operadora do aeroporto, para uma cerimônia de celebração. A aeronave seguirá depois para Porto Velho (RO) e, em seguida, retornará a Belo Horizonte (MG).