Acre registra 218 denúncias eleitorais em aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral

Faltando menos de 24 horas para a votação dos cargos municipais em todo o Brasil, cerca de 218 denúncias de eleitores do Acre foram registradas no aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dados foram atualizados na manhã deste sábado, 5.


De acordo com a plataforma, a maioria das irregularidades reportadas refere-se a infrações de campanhas na internet, com 59 denúncias. O município com o maior número de reclamações é Rio Branco, com 104, seguido por Cruzeiro do Sul, com 20.


Entre os 22 municípios acreanos, apenas três ainda não registraram denúncias no aplicativo: Feijó, Porto Walter e Santa Rosa do Purus.


Os principais alvos das denúncias são candidatos ao cargo de vereador, com 83 registros. Partidos, coligações e federações aparecem logo em seguida, com 69 denúncias. Candidatos a prefeito receberam 60 queixas, enquanto candidatos a vice-prefeito tiveram apenas seis registros.


Como denunciar


O cidadão que identificar irregularidades deve tirar fotos, gravar vídeos ou áudios e enviar as evidências por meio do aplicativo Pardal, que direciona as denúncias à Justiça Eleitoral do estado ou município para análise.


É necessário incluir o nome e CPF da pessoa que faz a denúncia. Todas as denúncias são tratadas como sigilosas, garantindo a confidencialidade da identidade do denunciante.


O aplicativo é gratuito e está disponível para download em smartphones e tablets nas lojas virtuais.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias