Ícone do site Ecos da Noticia

TRE realiza cerimônia de carga e lacre das urnas de Rio Branco, Bujari e Porto Acre

Foto: Thalles André

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou, na manhã desta sexta-feira, 27, no depósito de urnas, a cerimônia de preparação de carga e lacre das 1.276 urnas que serão utilizadas nas seções eleitorais das 1ª e 9ª Zonas Eleitorais (Rio Branco, Porto Acre e Bujari). O procedimento será concluído no domingo, 29.


A carga das urnas eletrônicas consiste em inserir no equipamento as mídias preparadas durante a Cerimônia de Geração de Mídias, contendo os programas e sistemas oficiais, além dos dados de eleitores e candidatos (número, nome, partido/coligação e foto). As mídias de resultado, utilizadas para o armazenamento dos votos, também são inseridas. Após receber os dados, as urnas são testadas, têm seu pleno funcionamento atestado e, em seguida, recebem lacres de segurança assinados pelo(a) Juiz(a) Eleitoral.


Foto: Thalles André

O presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto, destacou o andamento do processo eleitoral. No dia 16 de setembro, encerrou-se o prazo para o julgamento de todos os pedidos de registro de candidatos. No dia 17, foi realizada a geração das mídias, e, nesta sexta-feira, aconteceu a cerimônia de carga e lacre das urnas. “O que é isso? São as informações contendo os dados dos candidatos que serão inseridos nas urnas. E hoje, estamos realizando a cerimônia de carga e lacre. Isso significa que as urnas estão sendo alimentadas com os dados dos candidatos a vereador e prefeito, além dos dados dos eleitores de cada seção e das mídias de votação, que armazenarão os votos lançados no dia 16 de outubro”, explicou.


Foto: Thalles André

Alberto ressaltou que, nos próximos dias, haverá uma auditoria em algumas urnas sorteadas, reforçando a transparência do processo eleitoral. “Todo o procedimento é feito com publicidade, divulgamos editais, e o próprio sistema de votação passa por uma auditoria, a votação paralela, no dia 6 de outubro, com urnas sorteadas no dia 5. Entre essas urnas que estão sendo preparadas, algumas serão sorteadas e retiradas da logística de distribuição para serem submetidas a testes, garantindo que estão corretamente configuradas. As urnas sorteadas são substituídas por outras, e tudo é feito sob fiscalização dos partidos políticos, candidatos e da população. A eleição é feita pela própria população, já que a Justiça Eleitoral nomeia mesários cidadãos idôneos. Assim, podemos garantir que a urna eletrônica é o meio mais seguro e eficaz de realizar a votação”, afirmou.


Foto: Thalles André

O juiz eleitoral da 1ª Zona Eleitoral, Fábio Farias, enalteceu o profissionalismo envolvido no procedimento eleitoral. “Foi feito com muito amor e profissionalismo. Este é o momento em que temos a oportunidade de verificar a preparação das urnas, seu funcionamento, e como são feitos os lacres. O TRE Acre é um exemplo para o Brasil. Gostaria de agradecer pela confiança”, ressaltou.


Foto: Thalles André

A Diretora-Geral do TRE-AC, Rosana Magalhães, destacou que a cerimônia, que começou nesta sexta-feira e será concluída no domingo, faz parte do compromisso com a transparência do processo eleitoral. “Este procedimento vai até domingo, e seria interessante que os partidos políticos que nos acompanham viessem observar o processo, pois essa cerimônia faz parte da transparência. Seria muito proveitoso que os advogados de partidos políticos, em especial, participassem e conhecessem o processo”, comentou.


Foto: Thalles André

O juiz Alessom Braz, da 9ª Zona Eleitoral, lembrou que o procedimento de carga e lacre das urnas é aberto para todos os partidos políticos, comunidades e a sociedade em geral. “Esperamos que as eleições ocorram de forma tranquila e agradeço a confiança por estar presidindo a 9ª Zona Eleitoral”, disse.


O ato contou com a participação do presidente do TRE-AC, Des. Júnior Alberto; da vice-presidente e corregedora eleitoral, Desa. Waldirene Cordeiro; dos juízes eleitorais da 1ª e 9ª Zonas Eleitorais, Fábio Farias e Alesson Braz, respectivamente; além de representantes do Ministério Público, OAB e demais parceiros da Justiça Eleitoral.


Sair da versão mobile