cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Tribunal Regional Eleitoral inicia processo de geração de mídias para mais de 2 mil urnas no Acre

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) iniciou nesta terça-feira, 17, a cerimônia pública de geração das mídias que serão usadas na preparação das 2.118 urnas eletrônicas para as Eleições Municipais de 2024.


De acordo com o TRE, esse processo grava, em mídias de carga, os sistemas e programas oficiais das urnas, além de dados essenciais para a votação, como informações sobre eleitores, seções e candidatos. Essas mídias serão inseridas nas urnas distribuídas nas seções eleitorais do estado.



O desembargador Júnior Alberto, presidente do TRE-AC, explicou que o procedimento garante que as urnas estejam preparadas com os nomes dos candidatos a prefeito e vereador que tiveram seus registros deferidos. “Com essa geração de mídias, as urnas serão alimentadas com os dados necessários para que os eleitores possam votar no dia 6 de outubro. São mais de dois mil candidatos, entre cargos majoritários e proporcionais”, afirmou.


A cerimônia, que é pública, poderá se estender até o dia 24 de setembro, mas poderá ser finalizada antes, caso todas as mídias sejam geradas antecipadamente. Após essa fase, entre os dias 25 e 29 de setembro, ocorrerá outra cerimônia pública em todas as zonas eleitorais do estado para a preparação das urnas. “Esse processo se prolongará por pelo menos mais 15 dias, e a etapa seguinte será a distribuição das urnas para todos os municípios, o que ocorre mais próximo das eleições. As urnas serão mantidas em local seguro até o dia 6 de outubro, quando serão utilizadas na votação. Estão previstas mais de 2 mil urnas para todo o estado, sendo aproximadamente 883 destinadas a Rio Branco”, afirmou.



O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AC, Francisco Vital, destacou a importância dessa etapa para o processo eleitoral. “As mídias geradas serão levadas para as urnas em cerimônia posterior, transformando-as nas seções eleitorais prontas para a votação”, explicou.


Em caso de segundo turno na capital, uma nova geração de mídias será realizada. O TRE-AC garantiu que continuará com a ampla divulgação do processo, assegurando a transparência com o acompanhamento de entidades fiscalizadoras, imprensa e sociedade.



A cerimônia de geração de mídias inclui três formatos: mídia de carga, que contém informações necessárias para a preparação das urnas; mídia de votação, usada para armazenar os votos durante a eleição; e mídia de resultado de votação, preparada para gravar os resultados das seções eleitorais.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias