O governador Gladson Cameli (PP) afirmou nesta sexta-feira, 20, que o Acre já aplicou mais de R$ 15 milhões em multas relacionadas a crimes ambientais, incluindo queimadas e desmatamentos ilegais nos municípios do estado.
“Eu determinei que tudo o que estiver ao nosso alcance será feito, e já foram aplicadas mais de R$ 15 milhões em multas ambientais. Não vou jamais fechar os olhos para esses crimes contra a vida. Decreto é para ser cumprido. Temos um estado com leis e ordem, e vamos usar todos os mecanismos para coibir e punir aqueles que não respeitam o meio ambiente e seus vizinhos”, declarou o governador.
Cameli também ressaltou a importância de ações efetivas, tanto da gestão quanto da sociedade, para proteger o meio ambiente. “A população precisa ter consciência de que, se cada um não plantar sua sementinha, o problema só vai se agravar ainda mais”, alertou.
O governador ainda mencionou que, segundo informações de ministros em reunião realizada na quinta-feira, 19, em Brasília, a situação no Cerrado pode começar a se normalizar até meados de outubro. “Eles informaram que a previsão de normalização é até 15 de outubro, mas não há garantias, porque tudo está muito diferente. Por isso, é fundamental que a população colabore com esse esforço”, finalizou.