O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu incluir novamente na pauta o processo movido pela viúva e pelos filhos do ativista Chico Mendes (1944-1988) contra a Globo, referente à produção da série “Amazônia – De Galvez a Chico Mendes”, lançada em 2007. A informação foi divulgada pela coluna F5, de Gabriel Vaquer, na Folha de S. Paulo.
O processo, iniciado em 2008, impede a Globo de disponibilizar a série no Globoplay, seu serviço de streaming, ou de reprisá-la no canal Viva, dedicado a produções antigas.
De acordo com a coluna, o julgamento está previsto para o próximo encontro da 4ª Turma do STJ, marcado para 1º de outubro, às 14h. O caso está parado na corte desde 2018, sem uma decisão final. O STJ confirmou a inclusão do processo na pauta.
A série “Amazônia” é dividida em três fases: a primeira retrata a história de Luís Galvez, fundador do estado do Acre; a segunda aborda os líderes da Revolução Acreana, Plácido de Castro e os irmãos Leandro e Augusto Rocha; e a terceira conta a trajetória do seringueiro, líder sindical e ambientalista Chico Mendes.