Ícone do site Ecos da Noticia

Segurança Pública realiza ação de resgate aeromédico em aldeia indígena no Acre

Segurança Pública realiza ação de resgate aeromédico em aldeia indígena. Foto: Ascom/Sejusp

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/AC), demonstrou neste domingo, 22, seu compromisso com a saúde e segurança da população, ao realizar mais um resgate aeromédico, desta vez na Aldeia Santa Cruz, no município de Assis Brasil. A operação foi conduzida pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), em colaboração com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou a importância da operação. “Esse resgate mostra o compromisso que a Segurança Pública tem com a população. Nossos helicópteros chegam a áreas de difícil acesso para levar segurança e saúde”, afirmou.


O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou importância da operação. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A missão teve como objetivo garantir a transferência rápida e segura de uma jovem indígena, que estava em trabalho de parto e apresentava suspeita de sofrimento fetal. A aldeia, localizada às margens do Rio Iaco, é uma área de difícil acesso, tornando a intervenção ainda mais desafiadora.


“Fomos acionados na manhã de domingo para uma solicitação de resgate de uma grávida. Rapidamente realizamos a avaliação meteorológica, para saber se havia condições de voo, e quando constatado que sim fomos  com a equipe do Samu para a aldeia”, explica o piloto Marfison Soares.


Piloto Marfison Soares, participou do resgate bem sucedido. Foto: Ascom/Sejusp

O resgate durou cerca de 2h20. Assim que a equipe do Ciopaer chegou ao local, a paciente foi transferida por ambulância para a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, onde recebeu os cuidados médicos necessários.


Resgate durou cerca de 2h20 e foi executado com precisão. Foto: Ascom/Sejusp

A ação reforça a importância da integração entre os serviços de emergência e a dedicação das autoridades em garantir que todos tenham acesso a atendimento médico adequado, independentemente das dificuldades geográficas.  O bebê e a mãe encontram-se em quadro de saúde estável.


Sair da versão mobile