A batata-doce é um tubérculo (ou raiz) rico em nutrientes como fibras, vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais. Presente em muitas casas brasileiras, o alimento é versátil e perfeito para receitas práticas que exalam sabor.
Além de saborosa, a batata-doce é saudável, pode ser consumida de diferentes maneiras e merece ser incorporada à dieta. Em conversa com a coluna Claudia Meireles, a nutricionista Thaiz Brito explica que, para quem aprecia ingredientes adocicados, o tubérculo é muito bem-vindo nos planejamentos alimentares. “Assim como a batata inglesa, a batata-doce é muito versátil, podendo ser consumida como purê, assada, cozida e até na air fryer”, diz.
“A raiz também costuma ser usada como base de massa para diversas receitas, até mesmo coxinhas, em que você usa a batata-doce como base e recheia com frango. Quando o assunto é batata, o que vale mesmo é a criatividade”
Confira alguns benefícios do ingrediente para a saúde, segundo a especialista:
1 – Fonte de antioxidantes
Segundo Thaiz, a batata-doce é uma boa fonte de antioxidantes, como betacaroteno e antocianinas. “Eles ajudam o organismo na proteção contra os efeitos dos radicais livres e infecções, prevenindo contra o envelhecimento precoce”, afirma ela.
2 – Ajuda na saciedade e no controle do açúcar sanguíneo
De acordo com a nutricionista, a presença de fibras no tubérculo faz com que o indivíduo tenha mais saciedade e mantenha o açúcar no sangue mais controlado.
3 – Colabora com a saúde dos olhos
Os betacarotenos encontrados no ingrediente atuam na saúde da visão. Esses antioxidantes preservam a córnea e a estrutura dos olhos dos danos causados pela luz solar.
4 – Melhora a imunidade e a saúde intestinal
A imunidade e a saúde intestinal também tiram proveito da batata-doce. Issoporque as fibras auxiliam na digestão e ajudam a prevenir a constipação. Já as vitaminas A e C, os antioxidantes e os mineiras fortalecem o sistema imunológico.
Contraindicações
Apesar dos benefícios apresentados acima, alguns indivíduos precisam tomar cuidado com a ingestão do alimento. Segundo a profissional, a raiz é segura para maioria dos indivíduos, mas não deve ser consumida em excesso, já que é fonte de carboidratos.
“Outro cuidado se trata do oxalato presente na batata, um ácido que não é digerido pelo organismo e é eliminado pela urina. Assim, pessoas que sofrem com pedras nos rins devem atentar-se no consumo”, adverte Thaiz.
A nutricionista também alerta para a presença de substâncias goitrogênicas na raiz, que dificultam a absorção de iodo e culminam em problemas na tireoide, como hipotireoidismo e tireoidite de Hashimoto.