Em uma operação de rotina nesta terça-feira (24), policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), por meio da companhia ROTAM, apreenderam mais de 42 kg de drogas em Rio Branco, capital do Acre. O caso ocorreu no bairro da Paz, onde uma mulher abordou a guarnição informando ter sido vítima de uma tentativa de roubo. Ela relatou que o assaltante era um motociclista que carregava uma bolsa de entregador.
Com base nas características fornecidas pela vítima, os policiais começaram a buscar o suspeito. Pouco tempo depois, na avenida Dias Martins, encontraram um homem em uma moto que correspondia à descrição. Após a abordagem, o suspeito, identificado pelas iniciais R.G.M., de 26 anos, admitiu de imediato que estava transportando drogas dentro da bolsa que carregava. Ele afirmou ser apenas o entregador e que na bolsa havia dois tijolos de entorpecentes.
Indagado sobre a origem da droga, o suspeito revelou que sabia onde estava armazenada uma quantidade maior. Com essa informação, os policiais da ROTAM solicitaram apoio e seguiram até o km 14 da estrada do Mutum, no ramal do Curral, uma área rural de Rio Branco. No local, encontraram uma casa abandonada, com indícios de ser usada como depósito de drogas.
Após uma busca detalhada, os policiais localizaram uma “boca de lobo” e um motosserra, além de um pedaço de terra mexido coberto por uma lona preta. Ao escavar o local, foram encontradas 39 barras de substâncias entorpecentes.
No total, a operação resultou na apreensão de 11,794 kg de cocaína e 31,165 kg de maconha, somando 42,959 kg de drogas. O prejuízo estimado ao crime organizado com a apreensão é superior a R$ 450 mil.
R.G.M. foi preso em flagrante por tráfico de drogas e conduzido à Delegacia Central de Flagrantes para os devidos procedimentos legais. A ação da ROTAM reforça o combate ao tráfico de drogas na região e a busca por mais segurança para a população.