Rio Branco tem pior qualidade do ar entre as capitais nesta quarta-feira (4)

whatsapp image 2024 09 03 at 12.01.46 900x560
Foto: Sérgio Vale

A capital do Acre, Rio Branco, apresentou uma melhora na média de concentração de material particulado em relação à última terça-feira (3). No entanto, ainda registra o pior índice de qualidade do ar entre as capitais brasileiras na manhã desta quarta-feira (4).


Medidores da plataforma IQAir mostraram que o Índice de Qualidade do Ar (IQA) em Rio Branco atingia 450 µg/m³ (microgramas por metro cúbico) por volta das 9h. Esse valor coloca a cidade no último grau de classificação da plataforma, que varia entre “Bom”, “Moderado”, “Insalubre para grupos sensíveis”, “Insalubre”, “Muito insalubre” e “Perigoso”.


De acordo com o monitoramento, o índice de Rio Branco é 60 vezes superior ao limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 15 µg/m³. Com esse nível elevado de poluição, Rio Branco ultrapassou Porto Velho, em Rondônia, que frequentemente lidera o ranking de piores qualidades do ar e marcou um índice de 390 µg/m³.


Além disso, outra plataforma que monitora em tempo real a qualidade do ar, a Purple Air, indica que dois dos três sensores instalados na capital acreana registram índices superiores a 100 µg/m³, reforçando o alerta para a situação crítica do ar na cidade.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias