Rio Branco é a cidade com ar mais poluído do mundo nesta quinta-feira (19)

FOTO: SÉRGIO VALE

O IQAir, colaboradora da Organização das Nações Unidas e do Greenpeace na medição da qualidade do ar no mundo inteiro, mostra em seu site nesta quinta-feira (19) que a qualidade do ar em Rio Branco tem 428.8 µg/m³ (microgramas de poluentes por metro cúbico), tornando o ar “muito insalubre” para a saúde. Com isso, a capital acreana é a cidade mais poluída do mundo, com o ar quase 29 vezes mais sujo do que o aceitável.


De acordo com a plataforma, Xapuri também experimenta o status de qualidade do ar “muito insalubre”, com 167.4 µg/m³; Cruzeiro do Sul tem 131.6 µg/m³; Feijó tem 183.9 µg/m³; Manoel Urbano tem 109.3 µg/m³. Tarauacá, na regional do Envira, tem o ar menos poluído do Acre, com 66.6 µg/m³, mais de 4 vezes acima do recomendado e recebendo o status de “insalubre”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite aceitável é de 15 µg/m³.


O pesquisador de metrologia Davi Friale explicou em uma rede social que eram esperadas chuvas intensas nas planícies bolivianas para o último fim de semana, o que extinguiria os incêndios que causam a maior parte da fumaça no Acre, o que não aconteceu. “Por isso essa fumaça continua, os ventos continuam soprando da Bolívia para o Acre. A partir desta quinta-feira (19) os ventos devem mudar e passar na direção do interior do Amazonas para o Acre, devolvendo para a Bolívia a fumaça que de lá veio”, afirmou.


*Os números disponibilizados nesta matéria foram consultados às 8h de 19/09.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias