Ícone do site Ecos da Noticia

Poderes do Acre assinam protocolo para restaurar e ampliar Igarapé São Francisco

Foto: Thalles André

Durante um encontro com autoridades estaduais na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta terça-feira, 24, foram apresentadas ações emergenciais e a elaboração de estudos e projetos para a restauração ambiental e ampliação da capacidade de macrodrenagem do Igarapé São Francisco, em Rio Branco.


O evento marcou a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Universidade Federal do Acre (UFAC) e o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) para ações de enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas na Bacia Hidrográfica do Igarapé São Francisco. O protocolo estabelece cooperação técnica e científica entre as instituições, com a elaboração de estudos, projetos e a mobilização de comunidades, visando soluções efetivas para a recuperação das condições físicas e ambientais da bacia, além da proteção das populações e empreendimentos expostos a eventos ambientais extremos na região.


O governador Gladson Cameli (PP) destacou a necessidade de apoio do governo federal e da bancada federal. “Este encontro, que envolve o Tribunal de Contas, um órgão de controle, traz mais credibilidade. Não podemos ficar de braços cruzados diante da situação de seca que estamos vivendo e, ao mesmo tempo, preocupados com as próximas enchentes. Ainda não temos noção do volume de chuvas que virá, por isso são necessárias várias ações voltadas para o Igarapé São Francisco”, afirmou o governador.



Cameli também anunciou que determinou, ainda na terça-feira, 24, que o Deracre, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, inicie o trabalho de limpeza do Rio Acre. “Recebi a informação de que as máquinas já estão a caminho eu pedi que 5 escavadeira entrassem no rio. Cada um precisa fazer sua parte. Não resolveremos tudo de um dia para o outro, mas não podemos esperar. Essa parceria é a prova disso, porque estamos falando de vida e saúde. Precisamos solucionar esses problemas”, declarou.



A solenidade contou com uma apresentação técnica detalhando o trabalho conjunto entre o TCE-AC, o Governo do Estado e a UFAC. As ações envolvem iniciativas emergenciais, projetos de médio prazo e programas de longo prazo para a recuperação da bacia.


A deputada federal Socorro Neri (PP) ressaltou a urgência de discutir questões ambientais. “Estamos falando da sobrevivência da vida humana na Terra. Quando olhamos para esses eventos climáticos e percebemos as crises anunciadas, como a Amazônia em chamas, percebemos que estamos atrasando a vida de todos nós, mas ainda podemos agir para evitar isso”, disse.


O senador Alan Rick (UB) afirmou que já existe um plano para os aterros sanitários no Acre e defendeu a limpeza do Igarapé São Francisco. “O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional já recebeu a adesão do nosso consórcio para iniciar o projeto estruturante dos nossos futuros aterros sanitários. O objetivo é firmar parcerias privadas para criar um modelo sustentável de construção e manutenção desses aterros, acabando com as emissões que poluem nossos rios, igarapés e o lençol freático. Precisamos de um grande plano de saneamento, baseado no novo marco legal do saneamento, que nos dê os instrumentos para atrair investimentos”, declarou.



A reunião contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o senador Alan Rick (UB), a deputada federal Socorro Neri (PP), o deputado federal Ulysses Araújo, o governador Gladson Cameli, o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Camolez, o pró-reitor de Planejamento da UFAC, Prof. Dr. Alexandre Ricardo Hid, a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais do MPAC, Dra. Rita de Cássia Nogueira Lima, o secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, a secretária adjunta de Estado do Meio Ambiente, Renata Silva e Souza, o secretário de Estado de Habitação e Urbanismo, Egleuson Araújo Santiago, o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Alves Nasserala, e o diretor-presidente da FUNDAPE, Ismar Bernardo de Araújo.


Sair da versão mobile