Chegou o dia. A partir das 21h30 (de Brasília) desta quarta (25), São Paulo e Botafogo definem vaga na semifinal da Copa Libertadores. De lado a lado, há motivos para os times de Luis Zubeldía e Artur Jorge, respectivamente, entrarem em campo confiantes na classificação.
Com o empate sem gols no Nilton Santos, o confronto está aberto. Quem vencer no MorumBIS avança à próxima fase. Um novo empate leva a decisão para a disputa de pênaltis.
Para fazer história
Caso avance, o São Paulo alcançará sua 11ª semifinal da Libertadores. Atualmente, o Tricolor é o recordista entre os brasileiros, com 10 participações, ao lado de Grêmio e Palmeiras.
A última vez que chegou nesta fase da competição foi em 2016. Assim como Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Santos, o São Paulo conquistou a América em três oportunidades: 1992, 1993 e 2005.
Do outro lado, o Botafogo esteve nas semifinais da Libertadores em 1963 e 1973. São 51 anos sem chegar a esta fase, e o Glorioso busca o título inédito da Libertadores.
Tricolor “fechado” pela vaga
O São Paulo está completamente focado para as quartas de final da Libertadores e poupou os jogadores no último jogo do Campeonato Brasileiro, na derrota para o Internacional. Figuras importantes, como o técnico Luis Zubeldía e Lucas Moura, garantiram a “virada de chave” visando a competição.
O treinador argentino tem quase todo o elenco a disposição, exceto Alisson, Pablo Maia e Patryck — que só devem retornar em 2025. Recém-lesionados, Liziero e Rodrigo Nestor voltaram. Ferreirinha não está descartado, mas ainda não está em plenas condições.
A tendência é que Zubeldia volte a escalar uma equipe em um 4-2-3-1, sem os três zagueiros do jogo de ida e com a volta de Wellington Rato ao time. Lucas Moura por dentro, William Gomes na ponta e Calleri na frente, devem completar o ataque.
Fogão com força máxima
Após preservar titulares e vencer o clássico com o Fluminense, no sábado (21), Artur Jorge voltará a escalar força máxima no MorumBIS. A tendência é pela mesma formação do jogo de ida.
Assim, Vitinho e Alex Telles, reforços inscritos pelo clube nesta fase da Copa, devem ser titulares nas laterais. Marçal é uma alternativa para o lado esquerdo.
No ataque, Savarino, Almada, Luiz Henrique e Igor Jesus são as apostas para acabar com a invencibilidade do rival no Morumbis. O São Paulo ainda não sofreu gols jogando em casa pela competição
Independentemente da escalação, a certeza é de que a equipe de Artur Jorge manterá a postura ofensiva fora de casa. É assim que o Botafogo vem atuando desde a chegada do técnico, em abril.
Prováveis escalações
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Wellington Rato, Lucas Moura e William Gomes; Calleri – Técnico: Luis Zubeldía.
Botafogo: John; Vitinho, Bastos, Alexander Barboza e Alex Telles (Marçal); Gregore, Marlon Freitas e Savarino; Almada, Luiz Henrique e Igor Jesus – Técnico: Artur Jorge.
Motivo: Jogo de volta das quartas de final da Libertadores
Data e hora: 25 de setembro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)
Árbitro: Da río Herrera (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Cristián Navarro (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Onde assistir a São Paulo x Botafogo pela Libertadores
- • TV: Globo e ESPN
- • Streaming: Disney+
- •Tempo real: CNN Esportes