O pesquisador Davi Friale anunciou nesta segunda-feira, 30, que o mês de outubro trará uma combinação de calor intenso, aumento da umidade e a ocorrência de temporais no Acre. As informações foram publicadas no Portal O Tempo Aqui.
Segundo Friale, as condições climáticas típicas desse período indicam que as chuvas serão mais frequentes e volumosas em comparação com setembro, além de possibilitarem eventos climáticos extremos, como fortes tempestades acompanhadas de raios e ventanias.
“Conforme nossa análise das condições atmosféricas e oceânicas em 30 de setembro, projetamos para outubro de 2024, chuvas um pouco acima da média no Acre. Alertamos que poderão ocorrer temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias neste mês. A temperatura deverá ficar situada dentro ou um pouco acima da média climatológica para o mês, com possibilidade de novas ondas polares atingirem o estado”, afirmou.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas de outubro nas principais cidades acreanas tendem a ser significativamente maiores que as de setembro. Em Rio Branco, a precipitação média para o mês deve saltar de 93,6 mm para 144 mm. Já em Tarauacá, o volume de chuva passará de 112 mm em setembro para 193,1 mm em outubro, e em Cruzeiro do Sul, a média subirá de 113,2 mm para 191 mm.
Friale ressalta que, além do aumento do calor, com temperaturas elevadas durante a maior parte do mês, é possível que ondas de frio, vindas de frentes polares, alcancem o estado, provocando quedas bruscas de temperatura. Em 2024, a menor temperatura registrada até agora foi de 12,4ºC em Rio Branco e 13,1ºC em Tarauacá.