MP apura falhas no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica

Sede do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) - Foto: Sérgio Vale

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) abriu uma investigação para apurar falhas no atendimento prestado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Rio Branco. O documento foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta segunda-feira, 30.


A 7ª Promotoria de Justiça Criminal Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher informou que, durante uma vistoria realizada em 13 de novembro de 2023 no CREAS Manoel Julião, foi constatada a insuficiência de profissionais para cobrir integralmente o horário de funcionamento da unidade.


Diana Soraia Tabalipa Pimentel, promotora de Justiça, destacou que, com base nas deficiências identificadas nos serviços e práticas profissionais do CREAS – Manoel Julião, o atendimento não está completamente em conformidade com as diretrizes da Lei Orgânica de Assistência Social e com o Caderno de Orientações do PAEFI. Apesar da reunião realizada em 26 de agosto deste ano, onde foi informado que reparos e a aquisição de equipamentos foram feitos pela Secretaria de Assistência Social, além da chegada de novos servidores, a promotoria considera que ainda é necessária uma nova verificação por parte da equipe ministerial.


Com o vencimento do prazo de tramitação da Notícia de Fato nº 01.2024.00001071-1 e a necessidade de novos atos investigatórios, o MP decidiu instaurar um procedimento preparatório para aprofundar as apurações. “Com o fim de investigar o fato acima narrado, reunindo toda a documentação disponível nesta Promotoria de Justiça, com base no artigo 2º, §§ 4º, 5º, 6º e 7º da Resolução nº 23/2007 do CNMP, e nos artigos 3º e 25 da Resolução nº 28/12 do CPJMPAC”, diz o documento.


Além disso, o MP solicitou uma inspeção no CREAS Manoel Julião pela equipe do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), com a elaboração de um relatório para verificar se as melhorias, especialmente no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, foram efetivamente implementadas.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias