Ministra do Reino Unido visita o Acre e conhece projetos de conservação

A ministra do Clima pelo Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido, Kerry McCarthy, esteve neste último final de semana no Estado do Acre para conhecer as ações pioneiras de conservação da floresta amazônica, apoiadas com recursos britânicos por meio do Programa REM Acre Fase II.


Esta foi a primeira vez que uma comitiva internacional, liderada pela ministra, visitou o estado acompanhada pelas equipes técnicas do Instituto de Mudanças Climáticas, lideradas pelo presidente Leonardo Carvalho e a equipe do REM, liderada por Marta Azevedo. A comitiva esteve em Xapuri, no interior do Acre, onde visitou a Reserva Extrativista Chico Mendes, um ícone da luta pela preservação da Amazônia. Durante a visita, McCarthy teve a oportunidade de conhecer algumas das iniciativas implementadas pelo governo estadual com o apoio do Reino Unido.



Entre os projetos apresentados, destaque para o pagamento do subsídio da borracha, que oferece um incentivo financeiro de R$ 2,50 por quilo de borracha extraída. Esse recurso visa apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades e povos tradicionais que vivem e dependem da floresta, incentivando práticas de conservação e produção responsável.



“Esta é a minha primeira visita ao Acre. É fascinante ver o trabalho que está sendo feito para proteger a floresta tropical. Não é apenas sobre a proteção do meio ambiente, que é realmente importante para a luta no enfrentamento às mudanças climáticas, mas também sobre essas pessoas [extrativistas e mulheres] que estão vivendo na floresta, mantendo as florestas vivas. Tem sido absolutamente fascinante conhecer de perto as alternativas de vida geradas por essas pessoas que vivem na floresta, com o apoio deste programa internacional”, disse Kerry McCarthy.



O presidente do Instituto de Mudanças Climáticas, Leonardo Carvalho, destacou a importância da parceria entre o Reino Unido e o Governo do Acre. “Temos uma relação de parceria há muitos anos com o Reino Unido, por isso o Acre foi escolhido para que a ministra tivesse esse primeiro contato com os estados da Amazônia Legal. O objetivo era conhecer um dos programas do qual o Reino Unido é parceiro e apoia, que no caso é o programa REM, que também tem dado apoio técnico no desenvolvimento e atualização do sistema de incentivos ambientais, a partir do programa ISA Carbono, para acessar recursos financeiros de outras modalidades, como a coalizão LEAF, da qual o Reino Unido também faz parte”, destacou.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias