Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) realizou uma operação de resgate de uma embarcação que havia naufragado parcialmente por falta de reparos. A ação começou na última quarta-feira, 18, e foi concluída no sábado, 21.
O Sargento Teodoro explicou ao ac24horas que o barco estava atracado devido à falta de manutenção. “Foi uma operação de mergulho, realizada por mergulhadores. O proprietário havia atracado a embarcação no porto da base, próximo à flutuante. Devido a alguns furos, o barco alagou e naufragou parcialmente. No dia 18, a equipe conseguiu reflutuar a embarcação, desalagá-la e puxá-la parcialmente para a margem. No entanto, sem os devidos reparos, o barco voltou a alagar no dia 19. Após uma terceira tentativa, no dia 21, verificamos que o proprietário não tinha condições financeiras de adquirir os materiais de reparo”, explicou o sargento.
Sensibilizados com a situação, os militares compraram o material necessário para o conserto, totalizando R$ 193,00. Foram doados 2 kg de estopa, betume e breu, suficientes para vedar os furos da embarcação, que também serve como moradia do proprietário. “A equipe providenciou os materiais e o barco já foi calafetado. Agora está fora da água, devidamente reparado”, completou o sargento.
O proprietário foi orientado sobre a necessidade de continuar os reparos e foi informado de que o barco está ancorado com a popa suspensa no rebocador do Deracre até a conclusão das benfeitorias.
A ocorrência foi atendida pelo pelotão náutico composto pelos seguintes militares: Sargento J. Queiroz, Sargento Jonatas, Soldado Moesio, Soldado C. Lima e Soldado Ricardo.