cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Metade dos municípios do Acre relatam desabastecimento de vacinas, aponta pesquisa

Principais imunizantes em falta, segundo municípios do Brasil, são as vacinas contra varicela, covid e meningite — Foto: Arquivo/Ministério da Saúde

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios aponta que metade dos municípios do Acre relataram desabastecimento de vacinas no mês de setembro. O estudo, publicado nessa sexta-feira (13), não especificou quais doses e em quais municípios, mas, em todo o país, secretarias citaram, principalmente, a falta de doses contra varicela, covid e meningite.


g1 entrou em contato com a coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Acre para saber sobre os municípios que têm falta de doses, e não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.


O índice alcançado pelo Acre, de 50%, ficou acima da média da região Norte, que ficou em 42,9%. Em todo o país, a média foi de 64,7% de municípios com falta de vacinas neste mês.


Ainda segundo a pesquisa, 1.210 municípios têm falta do imunizante contra a varicela, com média de desabastecimento acima de 90 dias. Outros 770 municípios têm falta da vacina contra a covid, com média de 30 dias. A Meningocócica C está em falta em 546 municípios, com média acima de 90 dias.


“Outras vacinas também foram registradas em falta nos Municípios participantes da pesquisa, como: a tetraviral, que combate o sarampo, a caxumba e a rubéola, em 447 Municípios; a hepatite A, em 307 municípios; e a DTP, que combate a difteria, o tétano e a coqueluche, em 288 municípios”, destaca o estudo.


Por meio de nota, o Ministério da Saúde negou a falta generalizada de doses, e afirmou que a pesquisa mostra situações pontuais para as quais a pasta já adota estratégias, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).


“Foram distribuídas 65,9 milhões de doses das dez principais vacinas citadas pelo levantamento, incluindo a de covid-19, com 22,9 milhões de doses aplicadas até o momento. Sobre a vacina contra varicela, no final de 2023, foram compradas 2,7 milhões de doses via Fundo Rotatório da OPAS/OMS, com 150 mil previstas para serem entregues até setembro. A aquisição regular para 2024 está em andamento. Para covid-19, a entrega semanal segue a capacidade de armazenamento da rede de frio estadual, uma vez que essa vacina exige armazenamento em baixíssima temperatura. O Ministério da Saúde está finalizando pregão para a compra da vacina mais atualizada XBB. Em relação à oferta da vacina contra Meningo C, nas regiões que registrarem falta, a orientação do Ministério da Saúde é para substituição pela Meningo ACWY, de mesma eficácia, mantendo a população protegida”, afirmou a nota.


Fonte:G1 Acre


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias