Pesquisar
Close this search box.
1200 x 250 agnot

Mapa detalha divisão de facções em presídios do Acre; veja

faccao acre
Foto: Reprodução

Um mapeamento realizado do Ministério da Justiça e Segurança Pública, realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), mostrou a presença e atuação de 88 facções criminosas nos presídios brasileiros. As informações foram divulgadas pelo Estadão nesta segunda-feira (9).


No Acre, o controle das prisões é dividido entre três das principais facções: o Primeiro Comando da Capital (PCC), o Comando Vermelho (CV) e o Bonde dos 13 (B13), uma organização criminosa de origem local. O levantamento abrange o período desde o fim de 2022 até hoje. O governo define organizações criminosas (orcrims) como grupos que reúnem com trajetória delitiva e funcionam como organizações de atividades ilícitas.



Segundo o levantamento, o PCC e o CV, que têm alcance nacional, são os grupos com maior influência em todo o país, mas a presença do B13 no Acre demonstra a capacidade das facções locais de também controlarem territórios dentro e fora dos presídios. O estudo ainda estima que o número de organizações criminosas no Brasil possa ultrapassar a marca de cem.


O mapeamento das facções tem como objetivo fortalecer o monitoramento dessas organizações e aprimorar as estratégias de segurança. Segundo o estudo, o Ministério da Justiça pretende intensificar o acompanhamento das atividades criminosas dentro das prisões, buscando identificar padrões de atuação e encontrar maneiras mais eficazes de conter a expansão dessas facções, que representam um dos maiores desafios da segurança pública no país.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
(ac) banner ofertas plantão da economia atacale 07e08 de setembro

Últimas Notícias