O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, iniciou na quarta-feira, 25, uma operação de limpeza que já retirou 600 pneus do Rio Acre. O destaque da ação foi o esforço dos trabalhadores que, em alguns casos, precisaram mergulhar nas águas para resgatar os pneus submersos.
“Em dois dias, conseguimos retirar mais de 600 pneus, muitos deles submersos, exigindo que nossa equipe mergulhasse para retirá-los. O trabalho do Deracre vai continuar para garantir a limpeza e o fluxo das águas do Rio Acre”, afirmou a presidente do órgão, Sula Ximenes.
A ação conta com três caçambas, uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira, um barco de apoio e um caminhão prancha, além de uma equipe de dez trabalhadores que, com coragem e dedicação, se aventuram nas águas do Rio Acre para remover os resíduos.
Aproveitando o período de seca do rio, foi lançada a campanha Limpa Rio Acre: salvando nossas águas, uma iniciativa voltada para limpar as margens do rio. Com o objetivo de remover mais de 200 toneladas de lixo, a ação começou no bairro Base e se estenderá até a Quarta Ponte, passando por pontos como a Gameleira e o Mercado Elias Mansour.