Após a plataforma IQAir, que monitora o Índice de Qualidade do Ar (IQA), registrar na manhã desta sexta-feira, 20, índices alarmantes de poluição em Rio Branco, capital do Acre, o governador Gladson Cameli (PP) afirmou que o gabinete de crise está avaliando a suspensão das aulas na rede pública estadual.
Segundo o governador, a saúde dos estudantes não pode ser colocada em risco em meio à crise climática. “O gabinete de crise está reunido neste exato momento, enquanto eu fazia o anúncio do concurso da Educação, discutindo essa situação para que possamos agir de imediato. Com a piora das secas e queimadas, vamos tomar todas as medidas necessárias para proteger a vida das pessoas”, declarou.
Cameli também relatou que os voos para o interior do estado foram afetados devido à poluição. “A informação que eu tenho é que não está decolando nem pousando nada”, acrescentou.
O monitoramento local indicou um Índice de Qualidade do Ar de 809, com a concentração de partículas finas (PM2.5) atingindo 480,7 µg/m³, muito acima do limite seguro de 5 µg/m³ recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), classificando o ar como “perigoso”.