Ícone do site Ecos da Noticia

Gonzaga pede criação de Grupo de Trabalho para integração dos municípios isolados no Acre

whatsapp image 2024 09 12 at 12.47.49

Diante da crise hídrica que afetou o Acre nos últimos dias, onde rios alcançaram níveis mínimos que jamais tinham alcançado há décadas, afetando drasticamente o transporte de pessoas e mercadorias para as cidades consideradas isoladas, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), solicitou a criação de um Grupo de Trabalho para tratar da integração regional nos quatros municípios isolados do Acre, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus.


O requerimento de criação do Grupo de Trabalho foi um pedido do senador Alan Rick, que durante reunião com Luiz Gonzaga e o presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA), Marçal Fortes, debateram soluções para tirar cidades acreanas do isolamento via terrestre e impulsionar o desenvolvimento econômico nessas regiões de difícil acesso.


O pedido vem também após o Ministério Público solicitar e a Justiça Federal embargar a estrada que liga Porto Walter até Cruzeiro do Sul, onde o trajeto seria percorrido em cerca de 2 horas, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias com um preço acessível aos moradores de Porto Walter. Com a seca do Rio Juruá, que dificulta as viagens fluviais, a população pede a reabertura da via, principalmente para o transporte de alimentos e pessoas.


Diante de todo esse contexto, o presidente Luiz Gonzaga solicitou nesta quarta-feira (11) a criação do Grupo de Trabalho para trabalhar a integração desses municípios isolados garantindo o direto à infraestrutura, transporte, comunicação e serviços essenciais ao povo acreano.


“Decidimos solicitar a criação do Grupo de Trabalho, incluindo o governo do Acre, Gabinete do senador Alan Rick, a Aleac, o Ministério Público, SEMEA, DERACRE, Tribunal de Justiça, IBAMA, ICMBIO, IMAC e outros órgãos ambientais de estrutura e infraestrutura, para abordar a situação dos municípios isolados. O governador Gladson tem trabalhado para interligar todas as regiões do Acre e vamos trabalhar para contribuir com esse projeto. Não podemos abandonar o povo acreano que não tem acesso a uma estrada para buscar atendimento médico, educação e alimentação”, disse Luiz Gonzaga.


Gonzaga disse ainda que a integração desses municípios isolados também trará desenvolvimento econômico e inclusão social a essas regiões consideradas de difícil acesso onde só é possível chegar com aeronaves e embarcações.


“Além do direto de locomoção ao povo também queremos levar desenvolvimento econômico e inclusão social a essas regiões isoladas do nosso Acre garantindo saneamento, educação, saúde e outros serviços”, disse o parlamentar.


O Grupo de Trabalho será composto por membros do governo federal e estadual, prefeitos ou secretários municipais, engenheiros, consultores técnicos em meio ambiente e líderes comunitários e associações de moradores.


Sair da versão mobile