O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, convoca nesta sexta-feira (27), às 13h (de Brasília), os 23 jogadores para os jogos de outubro das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O evento será na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Apesar de ter perdido somente uma vez em dez partidas como comandante do time da CBF, Dorival Júnior começa a viver um início de pressão por melhores desempenho e resultados. São quatro vitórias, cinco empates e uma derrota.
Depois da eliminação nas quartas de final da Copa América dos Estados Unidos, para o Uruguai, em julho, o time perdeu para o Paraguai, um dos piores na tabela de classificação das Eliminatórias, na última rodada, em setembro.
O 1 a 0 em Assunção deixou o Brasil em quinto lugar a tabela, com dez pontos em oito partidas, na zona de classificação para a Copa dos Estados Unidos, do México e do Canadá, mas empatado em pontos com a Venezuela, a sexta, na posição limite para ir ao Mundial. O sétimo ao final do qualificatório jogará uma repescagem mundial.
O Brasil enfrenta o Chile, em Santiago, no dia 10 de outubro, uma quinta-feira, às 21h (de Brasília), e o Peru, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 15 de outubro, uma terça, às 21h45 (de Brasília).
Os peruanos estão na lanterna das Eliminatórias, com apenas três pontos, enquanto os chilenos estão em penúltimo, com cinco pontos. A distância para a 8ª, a Bolívia, é de quatro pontos.
O que esperar da lista
Há expectativa se os laterais Guilherme Arana, do Atlético-MG, e William, do Cruzeiro, serão chamados novamente. Ambos estiveram na lista para os confrontos de setembro, na vitória de 1 a 0 sobre o Equador, em Curitiba, e na derrota de 1 a 0 para o Paraguai. Arana foi titular nas duas partidas.
Raphinha, do Barcelona, não foi chamado para a agenda de setembro, mas estará de volta agora. Ele estava suspenso para o primeiro confronto, contra os equatorianos, e a comissão técnica entendeu que seria a oportunidade de observar outros nomes para a posição.
Estêvão, revelação do Palmeiras de 17 anos, foi chamado. Para outubro, Raphinha estará de volta e com a moral lá em cima: ele faz um ótimo início de temporada pelo Barcelona, que lidera a La Liga com aproveitamento de 100% após sete rodadas. Em sete jogos, Raphinha fez cinco gols e deu duas assistências, jogando em uma posição mais centralizada, o que pode até ser aproveitado por Dorival na Seleção.
O treinador não terá Neymar, que não voltou a jogar pelo seu clube, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, ainda em recuperação da grave lesão no joelho sofrida em outubro passado, atuando pela Seleção contra o Uruguai.
Estêvão não deve aparecer na lista, já que está machucado no Palmeiras. Outro que está no radar da comissão técnica da Seleção para retornar é Gabriel Martinelli, do Arsenal.
O grupo vai se apresentar a Dorival na segunda-feira, dia 7 de outubro, em São Paulo, onde treinará até 9 no centro de treinamento do Corinthians, quando viaja a Santiago. Em 11 de outubro, um dia depois de enfrentar o Chile, o grupo viaja direto a Brasília, para se preparar para encarar os peruanos.