Delta/ac24horas: rejeição a Tião Bocalom diminui, mas disputa com Marcus mostra empate técnico

O resultado da última pesquisa Delta/ac24horas mostra mais uma vez a consolidação da disputa entre Marcus Alexandre (MDB) contra Tião Bocalom (PL) na disputa pela prefeitura de Rio Branco, com tendência a acontecer o segundo turno entre os dois.


No entanto, ao analisar os números, é possível perceber algumas mudanças no comportamento dos eleitores entre o primeiro e o último levantamento das intenções de votos entre as candidaturas.


Até o momento, foram divulgadas quatro pesquisas: A primeira entre os dias 15 a 18 de julho; a segunda entre os 12 a 15 de agosto; a terceira aferida entre 29 de agosto a 2 de setembro e a última, que entrevistou eleitores entre os dias 16 a 19 de setembro.


Veja abaixo, a evolução, para mais ou para menos, dos quatro candidatos à prefeitura de Rio Branco. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.


Rejeição


No quesito rejeição, há uma mudança nos números apontados entre as quatro pesquisas. Desde o primeiro levantamento, o atual prefeito Tião Bocalom lidera a rejeição entre os eleitores. No entanto, este número tem caído nas duas últimas pesquisas. Na primeira pesquisa, o número de eleitores que afirmavam não votar em Bocalom era de 33,6%, depois aumentou para 34,6%, caiu para 28,9% e agora o índice é de 30%.


Marcus Alexandre agora é o segundo mais rejeitado entre os eleitores, já que esse percentual cresceu quase 7% no intervalo entre as quatro pesquisas. Em julho, a rejeição do emedebista era de 15,7%, no segundo aumentou para 18,2%, continuou aumentando para 19,2% e agora subiu mais quatro percentuais, chegando agora a 23,2%.


A subida de Marcus Alexandre, tirou do deputado Emerson Jarude (Novo) o segundo lugar no quesito rejeição. O parlamentar mantém praticamente o mesmo índice da primeira pesquisa, algo em cerca de 19%.


A menor rejeição desde a primeira pesquisa é do ex-deputado Jenilson Leite (PSB), que, atualmente, é de 11,8%.


Espontânea


A maior mudança nos números entre as quatro pesquisas divulgadas está no índice chamado voto espontâneo, que é aquele onde os nomes dos candidatos não são apresentados.


O nome atual mais lembrado para os eleitores, conforme a última pesquisa, é de Tião Bocalom, com 34,6%. O crescimento do atual prefeito neste tipo de simulação foi de mais de 10%, já que saltou de 21,5, passando para 23,2% e 28,9% nas três pesquisas anteriores.


O segundo lugar na pesquisa espontânea continua com Marcus Alexandre, mas com uma diferença maior. No primeiro levantamento, a desvantagem era de apenas 0,2%. Depois, o candidato do MDB chegou a 22,3%, depois a 28,3% e agora tem 30,6%, ou seja, uma diferença de quatro pontos percentuais a menos.


Emerson Jarude foi lembrado de forma espontânea por 3,6%. Na primeira pesquisa, havia alcançado 1,4%.


Já Jenilson Leite pontuou com apenas 1,3%.


Estimulada


As quatro pesquisas divulgadas até agora pelo Instituto Delta em parceria com o ac24horas mostram que a disputa pela prefeitura de Rio Branco é entre Marcus Alexandre e Tião Bocalom.


Entretanto, o cenário que já foi bem mais favorável para o candidato do MDB, mas hoje é de empate técnico conforme os números desta sexta, já que Marcus Alexandre perdeu três pontos percentuais desde o primeiro levantamento em meados de julho. Em contrapartida, Bocalom ganhou 3,8%.


No primeiro levantamento, Marcus obteve 42,1%, no segundo levantamento já no mês de agosto manteve praticamente o percentual (42,3%). Na terceira pesquisa, cresceu um ponto e chegou a 43,2%. Mas, na última pesquisa, seu índice de votos foi de 39,3%.


Já o candidato à reeleição, Tião Bocalom, dos quatro levantamentos, apresentou crescimento das intenções de votos em três deles. Após “sair” com 35% em julho, baixou para 34% na segunda pesquisa. Em compensação, nos últimos 34 dias, conforme os números, cresceu quase cinco por cento, chegando agora a 38,8%, o que configura empate técnico com o candidato do MDB.


Emerson Jarude teve 5,9% na primeira pesquisa, chegou a oscilar para baixo, mas voltou a apresentar índices parecidos com a o primeiro levantamento e aparece em terceiro com 5,7%.


O candidato do PSB Jenilson Leite tem números menores. Após ter 5% na primeira pesquisa, chega agora com 3,3% das intenções de voto.


Confira abaixo os gráficos.





Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias