O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira (19) a ocorrência de um incidente de segurança envolvendo dados pessoais vinculados a 150 chaves Pix sob a guarda da SHPP Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos, a instituição de pagamentos do app de compras Shopee.
Segundo a instituição financeira, o incidente, ocorrido entre 2 e 4 de setembro, foi causado por falhas pontuais em seus sistemas.
De acordo com o BC, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros.
As informações obtidas eram de natureza cadastral: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta. Segundo o BC, o vazamento delas não permite a movimentação de recursos ou o acesso a contas e outras informações financeiras.
O Banco Central informou que foram adotadas as medidas necessárias para uma apuração detalhada do caso e que serão aplicadas as sanções previstas na regulação.
As pessoas cujos dados cadastrais foram comprometidos serão notificadas apenas por meio do aplicativo ou pelo internet banking das instituições de relacionamento.
O BC avisa que ele e suas instituições não utilizam outros meios de comunicação, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail, para avisar os usuários afetados.