Artista faz protesto performático em Área de Proteção Ambiental devastada por incêndio

Foto: vídeo/reprodução

O artista César Farias, conhecido como Zé Jarina, provocado pelo jornalista Altino Machado, fez uma performance para protestar contra as queimadas no Acre que atingiram, nessa terça-feira (24), mais uma vez, a Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra, na parte alta de Rio Branco.


“Isto é o que sobrou de uma antiga castanheira, onde tocaram fogo ontem criminosamente. Esta árvore media mais de 20 metros de altura e produzia frutos. Trouxe o artista popular Zé Jarina para fazer seu protesto contra o fogo e a fumaça no Brasil, na Amazônia e no Acre”, diz Machado.


Zé Jarina então aparece agachado, entre os troncos da castanheira ainda em brasas, e machado por fuligens. “Ei, dona fumaça. Dona fumaça, não interessa se a senhora vem da mata, da Bolívia, de Rondônia, do Peru, de Cuiabá. Se quem te fez foi fazendeiro, quem te fez seringueiro, se tu vem do estrangeiro, se o fogo pulou a aceiro e pegou no mulateiro, eu quero mesmo é respirar, e hoje está quente para danar, sou um jabuti bumbá, e hoje está quente para danar”, diz o artista em ritmo musical.


O incêndio na APA Raimundo Irineu Serra


O incêndio de grandes proporções na APA Raimundo Irineu Serra, em Rio Branco, ocorreu na terça-feira (24). De acordo com o blog pedorelha, a Polícia Civil trabalha com a hipótese de incêndio criminoso e já possui suspeitos. A intensa fumaça chegou a forçar a interrupção do trânsito na Estrada do Irineu Serra.


O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas e controlou o incêndio, mas brasas ainda queimam no local nesta quarta-feira (25).


 


Veja o vídeo:


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias