Acre teve mais de 400 ocorrências com animais em incêndios

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O Corpo de Bombeiros do Estado do Acre estima que cerca de 40 animais de diversas espécies foram impactados diretamente pelos incêndios florestais entre 26 de junho e 16 de setembro, durante a operação Fogo Controlado. A operação, que conta com 115 militares empenhados diretamente no combate ao fogo, está ativa em 16 bases operacionais em todo o Estado.


Segundo informações repassadas ao ac24horas, as equipes frequentemente encontram animais tentando fugir das áreas atingidas. Em junho, foram registradas 22 ocorrências envolvendo animais, 152 em julho, 144 em agosto, e 99 somente nos primeiros 16 dias de setembro, totalizando 417 ocorrências. “Embora os bombeiros não façam a captura direta dos animais em fuga, eles procuram redirecioná-los de forma segura. “Registramos os avistamentos e resgates em nossos relatórios, sempre que possível, com detalhes sobre os animais envolvidos”.


A estimativa preliminar sugere que entre 30 e 40 animais foram diretamente afetados pelas queimadas recentes. Além disso, há um aumento da presença de animais em áreas urbanas devido à destruição de seus habitats, levando-os a buscar refúgio em locais inadequados, como residências. O Corpo de Bombeiros realiza o resgate desses animais, levando-os para centros de triagem. Mamíferos, répteis e até insetos, como abelhas, foram deslocados pelas queimadas.


Apesar de não haver dados concretos sobre o número de animais carbonizados, as estimativas referem-se apenas aos animais avistados durante as operações de combate ao fogo, conforme esclareceu o Corpo de Bombeiros.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias