Ícone do site Ecos da Noticia

Acre cria grupo para enfrentamento de doenças tropicais negligenciadas

Foto: Odair Leal/Sesacre

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) oficializou nesta terça-feira, 24, uma portaria que estabelece a criação de um Grupo de Trabalho da Vigilância em Saúde dedicado ao enfrentamento das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs). A iniciativa surge em meio a um contexto epidemiológico que evidencia os desafios que essas doenças impõem ao Sistema Único de Saúde (SUS) e às políticas sociais no Brasil.


A portaria destaca a urgência em abordar as DTNs, que afetam principalmente populações em situação de vulnerabilidade. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas estão infectadas com uma ou mais dessas doenças, que incluem dengue, malária, hanseníase, esquistossomose, entre outras.


O Grupo de Trabalho será coordenado por João Nelson dos Santos Morais Neto, do Departamento de Vigilância em Saúde, e terá como vice-coordenadora Rosemeiry Moreria da Silva Riveros, da área de Microbiologia. Outras instituições e profissionais também farão parte do grupo, incluindo representantes da Universidade Federal do Acre e da Gerência do Departamento de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco.


Entre as principais responsabilidades do grupo, será a elaboração de estratégias de ação para a vigilância em saúde das DTNs, bem como a promoção de articulações entre diferentes áreas da saúde e setores relevantes. Além disso, será apresentada uma proposta de termo de cooperação técnica com instituições como o Instituto Oswaldo Cruz e a Fundação Hospital Estadual do Acre, visando fortalecer a atuação em saúde pública no estado.


Sair da versão mobile