Pelo menos 2,5 mil famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal ainda podem solicitar a instalação gratuita dos kits de antenas parabólicas digitais no Acre. A informação foi divulgada pela organização Siga Antenado, criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com a entidade, 37.500 famílias que assistem televisão através das parabólicas tradicionais já foram atendidas no estado, de um total de 40 mil que têm direito, por estarem cadastradas no CadÚnico.
As antenas parabólicas tradicionais vão parar de receber o sinal da Rede Globo neste domingo (18), por conta da implantação da tecnologia 5g no Brasil, que utiliza a mesma faixa da radiofrequência. Ainda conforme a Anatel, todo o sinal das parabólicas tradicionais será desativado até dezembro, e por isso é preciso substituir as antenas.
As parabólicas digitais continuarão recebendo a transmissão das emissoras de TV, porém, com muito mais qualidade de imagem e de áudio.
“A Siga Antenado faz a instalação do kit com a nova parabólica digital na casa das famílias de menor renda que estejam cadastradas em algum programa social do governo federal e que assistam a TV pela parabólica tradicional. As famílias que se enquadram nesses critérios, podem entrar em contato com a nossa equipe de atendimento da Siga Antenado que vai agendar o melhor dia para fazer a instalação”, explica o gerente de comunicação e conteúdo da entidade.
E para solicitar e agendar a instalação das novas antenas parabólicas, o público contemplado pelo serviço gratuito pode entrar em contato através do site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.
Tanto no site quanto pelo telefone, é preciso informar dados pessoais para que então a organização identifique se o usuário tem direito à gratuidade. Após a checagem das informações, o usuário pode escolher o dia que preferir para que a equipe de instalação compareça à residência.
Fonte: G1 Acre