Pesquisar
Close this search box.
23.1 digital master super banner pmrb queimadas ago2024

MPF apura paralisação do registro do uso ritual da Ayahuasca

cha yahuasca scaled
(Photo credit should read EITAN ABRAMOVICH/AFP/Getty Images)

O Ministério Público Federal (MPF) no Estado do Acre oficializou nesta quinta-feira (29) a instauração de um inquérito civil com o objetivo de investigar a paralisação do processo de registro do uso ritual da ayahuasca. A decisão, assinada pelo Procurador da República, Luidgi Merlo Paiva dos Santos, visa apurar as providências que estão sendo tomadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a continuidade do processo.


O procedimento foi motivado pela necessidade de investigar a possível omissão do IPHAN em adotar as medidas necessárias para proteger e promover os bens culturais relacionados ao uso ritual da ayahuasca, uma prática de relevância para comunidades religiosas e povos indígenas no Acre.


O pedido de registro para o uso ritual da ayahuasca foi apresentado em 2008 por entidades como a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) e representantes de comunidades religiosas. Contudo, a Câmara do Patrimônio Imaterial do IPHAN determinou que a consulta aos povos indígenas é uma condição essencial para o reconhecimento, dado que o uso ritual da ayahuasca é uma prática cultural indígena originária.


Segundo o MPF, o IPHAN informou que está buscando parcerias institucionais para realizar a consulta, mas enfrenta restrições orçamentárias que exigem também uma estratégia de captação de recursos para prosseguir com o processo.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
banner hotifruti ac24h

Últimas Notícias