Ícone do site Ecos da Noticia

Festivais indígenas são destaque do Acre no Salão do Turismo no Rio de Janeiro

whatsapp image 2024 08 08 at 19.59.53 2048x1325

whatsapp image 2024 08 08 at 19.59.53 2048x1325 Foto: Marcos Vicentti/Secom

Os festivais indígenas realizados em todo o Acre chamam a atenção do público na 8ª Edição do Salão do Turismo, que se iniciou nesta quinta-feira, 8, no Rio de Janeiro (RJ). As festividades dos povos originários são o tema abordado tanto no estande institucional do Estado como no espaço Brasil em Festa, que exalta a diversidade de celebrações de todo o país.


As apresentações têm apoio do Serviço Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Sesc/AC), do Sistema Fecomércio, em parceria com o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi).


Com representatividade de diferentes festas e crenças, as festividades do Povo Puyanawa atraíram a atenção do público que compareceu ao Salão do Turismo, em cortejo com canções tradicionais no primeiro dia do evento, que se estende até o próximo domingo, 8, no Riocentro.


Povo Puyanawa saiu em cortejo por todo o espaço do Salão do Turismo, no Riocentro. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A jovem Mariana foi ao Riocentro acompanhada do irmão mais novo, Miguel, e dos pais Evandro e Suzana Tato, que também são profissionais e empresários do segmento turístico na capital fluminense.


Mariana, Miguel e os pais Evandro e Suzana visitaram o espaço do Acre, que celebra os festivais indígenas, no ambiente Brasil em Festa. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Ao perceber a movimentação do cortejo do Povo Puyanawa, que percorreu todo o salão, Mariana se interessou em participar da festa: “Eu achei muito interessante a língua que eles falam e o seu jeito de ser. Achei muito bonita a cultura. E também fiz a pintura”, revelou a jovem.


Mariana Tato participou da festa dos Puyanawa, que percorreu todo o Salão do Turismo. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Acompanhando dos parentes durante o cortejo, o cacique Joel Puyanawa lembrou o sucesso do Festival Atsa Puyanawa, realizado em julho na Aldeia do Barão, em Mâncio Lima, no interior do Acre, e destacou a união de forças para ampliar as vozes que representam o estado.


Cacique Joel Puyanawa e o secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Nós fizemos aqui a demonstração da caminhada e cantoria, em comemoração à nossa vinda, também a convite do Sesc e em parceria com a Secretaria de Turismo, e fazemos a junção dessa força e fazemos essa celebração com muito amor e carinho, para dizer que aqui tem a voz do indígena, com a voz do Acre”.


Representantes do povo Puyanawa cantam canções tradicionais no Salão do Turismo, no Rio de Janeiro. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Os festivais indígenas são celebrações que exaltam a cultura e as tradições dos povos originários. E nós destacamos e valorizamos essas festividades, como forma de mostrar ainda mais a riqueza das festas que ocorrem em nosso estado e que, neste ano, tiveram ainda mais destaque no calendário oficial de eventos do governo”, ressaltou o titular da Sete, Marcelo Messias.


Representantes do Povo Puyanawa, secretário Marcelo Messias (de camiseta preta) e Jackson Viana, diretor de turismo interino da Sete, Jackson Viana (à esquerda). Foto: Marcos Vicentti/Secom

A diretora regional do Sesc/AC, Débora Dantas, destacou que é o segundo ano que a instituição participa do Salão do Turismo e que o objetivo, tanto da apresentação gastronômica como da cultural, tem como objetivo fortalecer o turismo no Acre. “Estar aqui no Salão do Turismo é muito importante. Queremos incentivar ainda mais o turismo, que é forte na cultura indígena, como também a nossa culinária. Então, esse é um momento de apresentar a nossa cultura, pois queremos fortalecer o turismo na região”, destacou.


Comitiva acreana

Neste ano, pelo menos 30 pessoas da comitiva acreana representam, no espaço institucional do Estado, o trade turístico, com artesanato, doces regionais e produtos consolidados.


Durante os dias de exposição, o Acre apresenta experiências visuais do Croa, da Serra do Divisor e do Festival Puyanawa com os óculos 360º, além de experiências da Trilha Chico Mendes, Serra do Divisor, Rio Croa e o Caminho das Aldeias, destacando os festivais indígenas, que também são destacados no espaço Brasil em Festa.


Sair da versão mobile