Artefato idêntico a urna funerária indígena de 1600 anos é encontrado

whatsapp image 2024 08 05 at 13.34.48
Foto: Mulher cava buraco para retirar objeto I Yaco News/reprodução

Moradores da comunidade em Sena Madureira, no interior do Acre, podem ter feito uma descoberta arqueológica de valor imensurável para a história dos povos tradicionais da Amazônia. Um grande vaso de barro foi descoberto por acaso, enterrado a aproximadamente um metro e meio, com características idênticas às urnas funerária de origem indígena.


img 6539

Foto: Yaco News/reprodução

De acordo com o site Yaco News, a descoberta foi feita por Zeca, Maria e Jairton [os sobrenomes não foram divulgados], moradores da comunidade Sete de Setembro, na zona rural de Sena Madureira, quando uma área de mata fechada era explorada.


img 6540 jpeg


A urna encontrada no interior do Acre é idêntica a outros artefatos encontrados em abril de 2015, por moradores de uma comunidade rural de Tefé, no interior do Amazonas, o que pode indicar que os mesmos povos habitavam ambas as regiões, ou que ao menos compartilhavam dos mesmos conceitos de morte.


O que já se sabe é que algumas urnas de Tefé datam de 1400 e outras de 1600 anos atrás. Se comprovada a hipótese do artefato encontrado em Sena Madureira ser um achado arqueológico, é possível que ele seja do mesmo período histórico.


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias