Apenas 6,1% dos venezuelanos acreditam que o presidente Nicolás Maduro venceu as eleições presidenciais de 28 de julho, enquanto 93,4% apontam que o opositor Edmundo González Urrutia foi o vencedor. Os dados são da mais recente pesquisa da empresa Meganalisis, que apontou ainda 0,5% de respostas “não sei”.
O levantamento ouviu 1.0007 pessoas por telefone em todas as regiões da Venezuela entre os dias 8 e 11 de agosto.
A empresa também perguntou se as pessoas acreditavam nos resultados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que apontaram a reeleição de Maduro e 92,7% das pessoas disseram que não acreditavam, com apenas 6,5% de respostas favoráveis.
A desesperança está presente em várias das respostas dadas aos pesquisadores. Um total de 43,2% das pessoas disseram estra dispostas a sair do país e 90,1% disseram não acreditar que a comunidade internacional pode ajudar a resolver a crise política da Venezuela.
Sobre o sentimento após as eleições, a irritação esteve em 70,2% das respostas, 59,3% afirmaram se sentir impotentes, 58,5% estão indignados, 47,9% estão ansiosos e 25,9% estão preocupados. Apenas 2,8% das pessoas disseram estar felizes. Essa pergunta admitia mais de uma resposta.