O programa Meu Pai Tem Nome, organizado por ação conjunta das Defensorias Públicas Estaduais, está com inscrições abertas no Acre. Segundo a Defensoria Pública do Acre (DPE-AC), os participantes podem se inscrever no mutirão de reconhecimento de paternidade até o dia 19 de julho por meio deste link.
Os atendimentos ocorrerão no dia 17 de agosto na sede da DPE-AC na Avenida Antônio da Rocha Viana, das 8h às 16h, e contam com apoio do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) e Ministério Público do Acre (MP-AC).
O Dia D, como é denominada a ação, ocorre de forma presencial, mas é possível participa remotamente, desde que seja possível fechar acordo extrajudicial, ou seja, que as partes desejem alterar a certidão.
Segundo a DPE-AC, foram feitos 2.753 registros com pais ausentes na certidão, sendo a maioria em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá.
Entre as ações, estão investigação de paternidade, reconhecimento de paternidade/maternidade socioafetiva; audiências; exames de DNA e certidões de nascimento. Em 2023, o mutirão fez 549 atendimentos deste tipo.
Fonte:G1 Acre