Hotéis da cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, estão com a capacidade máxima de hóspedes entre o final de julho até o início de agosto. É que ocorrerá, neste período, a Expoacre Juruá entre os dias 31 de julho a 4 de agosto.
Cruzeiro do Sul é a segunda maior cidade do estado, tem mais de 91 mil habitantes segundo o Censo 2022, em uma densidade demográfica de 10,46 habitantes por km² e uma média de 3,41 moradores por residência. A ‘princesinha do Juruá’ fica distante 636 km da capital Rio Branco e conta com 15 hotéis.
As pessoas que vão à cidade para outros eventos, como é o caso do pastor Antônio Gomes, estão com dificuldades em achar vagas na rede hoteleira.
Ele foi a Cruzeiro do Sul participar de um congresso religioso, se antecipou e conseguiu um quarto. Mas, como as datas coincidiram com a Expoacre Juruá, disse que não está conseguindo vagas para outros colegas que chegarão nos próximos dias.
“Já tenho passado em alguns hotéis e tá complicado [achar] vaga para hospedar esse pessoal que está vindo para essa reunião de pastores que nós vamos ter em Cruzeiro do Sul. É um congresso onde vai ter vários pastores de igrejas do estado e de algumas partes do Brasil. A gente nem sabia [da Expoacre Juruá], fomos surpreendidos. Como a gente mora fora do estado, então a gente não tinha essa noção. Estamos nesse apuro para ver se consegue vaga”, comentou.
‘Tudo lotado’
Valderli Melo é dono de um hotel da cidade e disse que a partir do dia 28 de julho, não há mais nenhum apartamento disponível. O maior hotel de Cruzeiro do Sul tem 90 apartamentos e mais de 200 leitos. Todos estão com as vagas reservadas.
“Tá muito difícil porque muita gente fez reserva antecipada e estamos tentando segurar essa reserva. Só vai ter vaga se alguém desistir. Caso contrario, não haverá vaga de jeito nenhum, tá tudo lotado”, falou.
“Cruzeiro do Sul está movimentada, tem supermercados, os restaurantes, hotéis todos lotados, e toda a cadeia do comércio ganha com isso, isso é importante para o município”, falou.
Expoacre Juruá 2024
A programação completa da Expoacre Juruá foi divulgada pelo governo do estado no dia 11 de julho e contará com rodeio, casamento coletivo, torneio de luta e shows nacionais dos cantores Murilo Huff, Raquel dos Teclados e Manu Bahtidão. Este ano, o evento em Cruzeiro do Sul ocorrerá antes da Expoacre 2024 em Rio Branco.
Nesta edição, a expectativa da organização é de que haja a movimentação de um valor superior a R$ 40 milhões. Com cerca de 400 expositores, a programação também contará com rodeio, cavalgada e outras atividades de entretenimento. Em média, a feira deve atrair um público de 30 mil pessoas.
O gerente regional do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Jairo Negreiros, disse que a organização quer fazer um evento que movimente e aqueça a economia.
“Não conseguimos mensurar o faturamento indireto, que é relacionado à ocupação da rede hoteleira, bares, restaurantes, agências de viagens, postos de combustíveis, supermercados, táxis e mototaxistas, etc.”, disse.
A 18ª edição da feira de agronegócios de Cruzeiro do Sul, a Expoacre Juruá 2023, movimentou mais de R$ 20 milhões. O Sebrae, um dos organizadores da feira, repassou os números na época.
Fonte:G1 Acre