A direção do Educandário Santa Margarida, em Rio Branco, anunciou que está enfrentando um período de emergência devido ao aumento das síndromes respiratórias em no Estado.
Conforme a instituição, os casos estao afetando de forma intensa as crianças acolhidas. “Muitas das crianças que chegam para acolhimento apresentam baixa imunidade, o que agrava rapidamente as doenças, levando, na maioria dos casos, à necessidade de internação hospitalar”, declarou a instituição.
Somente no mês de julho, foram 9 internações de crianças entre 1 a 3 meses de idade, ssndo que duas que estão em unidades de terapia intensiva (UTI).
“Diante dessa situação emergencial, adotamos várias medidas sanitárias para conter a propagação dos vírus e garantir a saúde e segurança das nossas crianças. Entre essas medidas destacam-se a intensificação da higienização e desinfecção dos ambientes. Durante o período da COVID-19, essa higienização era realizada quinzenalmente, passando à ser realizada semanalmente, enquanto durar este período de emergência sanitária”, afirmou Edenilse Dantas, coordenadora-geral do Educandário.
Para evitar a contaminação cruzada, que ocorre com a proximidade das crianças, foram feitas alterações nos ambientes da casa, especialmente nos dormitórios, permitindo um maior distanciamento entre as crianças e criando áreas de isolamento para aquelas que apresentarem sintomas.
Outra medida de precaução adotada foi a suspensão provisória das visitas externas às crianças e ambientes da casa. Conforme a instituição, as atividades de visitação serão retomadas assim que este período emergencial passar.