Acre discute implantação de programa que alerta eventos extremos

Representantes da Defesa Civil Estadual e da Defesa Civil de Rio Branco participaram nesta segunda-feira, 8, de mais uma etapa da construção do Projeto Bacia Amazônica – “Implementação do Programa de Ações Estratégicas para Garantir a Gestão Integrada e Sustentável dos Recursos Hídricos Transfronteiriços da Bacia do Rio Amazonas considerando a Variabilidade e as Mudanças Climáticas”, que vai integrar o Brasil, o Peru e a Bolívia.


O objetivo é estabelecer e implementar um sistema integrado de previsão e alerta transfronteiriço, realizando ações dede as nascentes do Rio Amazonas, Cordilheira dos Andes, até o delta no Atlântico.


Outro objetivo é capacitar os municípios na gestão de riscos. No Acre, estão selecionados Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.


A ideia é garantir mais segurança para 1,6 milhão de pessoas que vivem na região entre os três países diante de eventos extremos.


O projeto é desenvolvido pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e o programa para o Meio Ambiente da ONU.


“Este sistema ainda será elaborado, estamos em fase de construção, para ser implementado na fronteira trinacional. Nesse momento, estamos fazendo o levantamento de dados para finalização do projeto e é a hora da consulta de informações nos municípios que foram selecionados no Acre”, afirmou Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil do Acre.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias