Blindado comprado pelo Exército está retido na Alemanha à espera de documentação

brazilian colours centauro ii cio 2048x1367 1

O primeiro blindado em processo de aquisição pelo Exército Brasileiro para a renovação frota está retido no porto de Hamburgo, na Alemanha. O veículo embarcaria para Brasil no dia 20 de junho, mas a viagem foi impedida devido à ausência de documentação.


A informação foi detalhada em uma carta à Força enviada pelo consórcio italiano Iveco-Oto Melera, primeiro colocado no processo de licitação para a compra de 98 unidades do Centauro II-BR, os chamados de Veículo Blindado de Combate de Cavalaria (VBC Cav).


De acordo com o Exército, os trâmites alfandegários estão sendo solucionados pelo consórcio e, agora, o blindado italiano tem previsão de embarcar ao Brasil no dia 2 de julho.


O veículo está sendo enviado ao Brasil como um etapa de teste para a efetivação da compra. O atraso de 20 dias não deve atrapalhar o cronograma estabelecido para a aquisição dos veículos, informou a Força à CNN.


Em novembro de 2022, no final do governo Jair Bolsonaro, o Exército concluiu o processo de escolha do blindado para a renovação da frota da Força Terrestre. O contrato assinado com o consórcio italiano é no valor de R$ 5 bilhões para a aquisição dos 98 blindados.


Antes de finalizar a compra, porém, ocorre uma fase de testes com dois veículos. De acordo com informações do Exército, as avaliações técnicas começaram a ser feitas na Itália por engenheiros militares brasileiros e mais de 80% já estão concluídas.


Superada essa fase, os veículos são enviados ao Brasil para uma avaliação operacional. Ou seja, serão testados em situações de combate e no terreno brasileiro – que tem características diferentes da Itália, onde foi fabricado.


No Brasil, os testes serão feitos no Centro de Instrução de Blindados em Santa Maria, o Rio Grande do Sul, e deverão estar concluídos até o dia 31 de dezembro.


Além do veículo retido na Alemanha, o segundo blindado para teste deve embarcar para o Brasil ainda em julho. Ele está passando por um processo de pintura para se adequar às cores do Exército brasileiro.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias