cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Barco encalha no meio do Rio Acre em Xapuri, que marca 1,94 metros

frame 358 66 976x600

Uma imagem publicada em uma rede social por um internauta, mostra como está baixo o nível do Rio Acre em Xapuri. No vídeo, dois homens se esforçam para liberar um pequeno barco a motor rabeta que encalhou no meio do manancial.


A publicação é desta terça-feira, 21, no trecho em que o rio passa pela zona urbana do município. Na reprodução, o vendedor de picolés muito conhecido na cidade como Zé Toco narra a situação que denuncia o baixo nível das águas.


Fotos da região do rio onde se localiza a Praia do Inferno, onde há algumas décadas era um dos pontos mais procurados por banhistas do município, também demonstram como o curso d’água está com nível reduzido nesta época do ano.


De acordo com as informações disponibilizadas pela plataforma Hidroweb, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do Rio Acre em Xapuri estava em 1,94 metros, na manhã desta quarta-feira, 22, por volta das 11h.


Os dados indicam que o nível em Assis Brasil, no mesmo horário, estava em 3,08 metros e em Brasiléia/Epitaciolândia em 1,37 metros. Em  Rio Branco, a medição da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal (COMDEC) indicou 3,54 metros às 6h da manhã.


Para comparação, o último o Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Acre (SAH Acre), divulgado em 26 de abril passado, registrou os níveis de 3,24m em Assis Brasil; 1,97 em Brasiléia/Epitaciolândia; 2,93 em Xapuri e 6,14 em  Rio Branco.


No fim de fevereiro, Assis Brasiléia e Epitaciolândia registraram a maior enchente da história do Rio Acre. Em Xapuri, a cota atingida foi a segunda maior da série histórica, assim como aconteceu em Rio Branco no começo de março.


 


VEJA O VÍDEO:



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias