A antena, o GPS e parte dos cabos da Plataforma de Coleta de Dados, que fica no Centro de Rio Branco, do Serviço Geológico do Brasil, foram furtados na madrugada dessa quarta-feira (1º).
O equipamento é utilizado para coletar dados hidrológicos do Rio Acre utilizados nos boletins provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA).
A coleta de dados faz parte do projeto do Serviço Geológico do Brasil. O equipamento fica ao lado da Ponte Metálica, na Gameleira, 2º Distrito da capital acreana.
“Esse equipamento é importante porque nos ajuda na questão de emitir alertas de cheia ou seca. É um equipamento que envia de 15 em 15 minutos, via satélite, dados desse ponto do Rio Acre e que contribui para a formação da ideia dos dados hidrológicos, das respostas que o Rio Acre está dando para a gente”, destacou o Victor Malverdi, técnico da diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/z/0/AZNSIYRWumS8xmZIG5Vg/whatsapp-image-2024-05-02-at-17.41.43.jpeg)
imagens mostram marcas deixadas na plataforma durante o furto — Foto: Arquivo/Serviço Geológico do Brasil
Ainda segundo o especialista, entre dezembro e janeiro deste ano outro equipamento semelhante a este foi furtado. Como prevenção, a equipe instalou uma proteção ao redor da plataforma, mas não foi suficiente para inibir a ação de criminosos.
“Fizemos uma caixa reforçada para que o pessoal não tivesse acesso ao equipamento, mas dessa vez levaram uma antena que se comunica com o satélite. Sem antena o equipamento não funciona, não se comunica”, lamentou.
Uma equipe de Rondônia (RO) da empresa deve vir ao Acre para consertar a plataforma e colocar ela para funcionar novamente na próxima semana. Foi registrado um boletim de ocorrência. “Eu mesmo registrei via internet, e enviamos hoje [quinta-feira, 2] um ofício à prefeitura pedindo apoio pra gente conseguir proteger melhor esse equipamento”, concluiu.
Fonte: G1 Acre